As políticas públicas em defesa dos animais voltaram a ser assunto em uma audiência pública na Câmara Municipal de Nilópolis. Na noite desta terça-feira (25/04), o Plenário Vereador Orlando Hungria foi ocupado por protetores e simpatizantes da causa. Cerca de 60 pessoas acompanharam a reunião, que teve mais de três horas de duração.
Convocada pelo presidente da Comissão Permanente de Proteção aos Direitos dos Animais, vereador Leandro Hungria (Solidariedade), a II Audiência Pública de Políticas Públicas em Defesa dos Animais, contou com a participação do secretário Municipal de Proteção e Defesa dos Animais do município do Rio de Janeiro, Vinicius Cordeiro; do coordenador de Proteção Animal do município de Maricá, Fabiano Novaes; do coordenador de Vigilância em Saúde do município de Nilópolis, Dr. Gustavo Naame; da veterinária e fundadora da Unidade de Saúde e Proteção Animal (USPAN), Dra. Cristina Moreira Rodrigues; da assessora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Nilópolis, Amanda Mello, que compuseram a mesa, além da superintendente da Guarda Ambiental do município de Nilópolis, Amanda Porto; o ex-vereador Jorge Nei Hungria e o presidente da Comissão de Defesa dos Animais da 24ª subseção da OAB Nilópolis, Dr. Antônio Carlos Gavazza.
Prefeito e secretário ausentes
O prefeito Abraão David Neto (PL) não pode comparecer por conta da viagem à Brasília (DF). O gestor municipal viajou em busca de recursos para o município e enviou o pedido de desculpas ao vereador Leandro Hungria. Já o secretário municipal de Meio Ambiente, Dean Carlo Senra, apesar de haver confirmado a presença, não compareceu e enviou a assessora Amanda Mello para lhe representar.
A ausência dos representantes do Poder Executivo Municipal foi sentida pelos presentes que ficaram sem respostas para algumas das demandas apresentadas.
“Infelizmente o prefeito Abraão David teve esse compromisso inadiável e não pode estar presente. Ele me ligou e pediu para que eu transmitisse aos presentes o seu pedido de desculpas, e lamentou não poder estar presente, já que a viagem ao Distrito Federal foi necessária e urgente. Já com relação ao secretário municipal, fico triste por mais uma vez não poder contar com ele em nossa audiência, apesar de ter confirmado que ali estaria”, disse o vereador Leandro Hungria.
Importante destacar, que tanto o prefeito Abraão David Neto quanto o secretário de Meio Ambiente Dean Carlo Senra também não estiveram presentes na primeira audiência pública sobre o tema, realizada em 2021.
Clínica Veterinária Municipal vai sair do papel
Um dos assuntos mais comentados e questionados foi a construção da Clínica Veterinária Municipal. Apesar da ausência do prefeito Abraão David Neto, o vereador Leandro Hungria, anunciou que o sonho dos protetores em poder contar com um espaço para cuidar dos animais doentes, de forma gratuita, finalmente sairá do papel.
Durante a apresentação de um balanço das ações realizadas pela Comissão Permanente de Proteção aos Direitos dos Animais, nos anos de 2021 a 2023, foi exibido um vídeo onde o prefeito e o vereador apresentam o imóvel escolhido para receber as instalações da Clínica Veterinária Municipal.
Leandro Hungria explicou que o imóvel escolhido fica no bairro Frigorífico e já faz parte do patrimônio da municipalidade, restando apenas que o projeto seja apresentado pela Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo ao Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV para que as obras possam ser iniciadas.
“O imóvel nós já temos. É um espaço bem amplo e que comportará a necessidade dos protetores. Vamos dar um passo muito importante para cuidar dos animais abandonados e que são acolhidos por instituições e protetores. Se tudo der certo, as obras devem ser iniciadas ainda no segundo semestre deste ano e já estamos em entendimento com o prefeito Abraão David, para que o local também possa receber o crematório e a farmácia veterinária municipal, mas dependemos também da aprovação do Conselho Regional de Medicina Veterinária”, destacou.
Outros assuntos também permearam a audiência pública, como a ampliação do número de castrações gratuitas pelo Castramóvel Municipal e a atuação mais enérgica das forças de segurança contra abusos e maus tratos contra os animais, dentre outros.
A audiência contou também com depoimentos emocionados de protetores e simpatizantes da Causa Animal que aproveitaram para cobrar do Poder Executivo o atendimento das demandas.
Homenagens
E ainda houve tempo para homenagens. O vereador Leandro Hungria e o ex-vereador Ubyrajara Pessanha Moraes, foram homenageados pelo seu trabalho de apoio ao escoteirismo, através dos clubes de desbravadores. Eles receberam das mãos do instrutor Muniz, certificados que destacam o empenho de ambos, principalmente nas ações realizadas em prol do meio ambiente em Nilópolis.
Balanço Positivo
Presidente da Comissão Permanente de Proteção aos Direitos dos Animais, Leandro Hungria (Solidariedade), se disse satisfeito e classificou a segunda audiência como um mais um marco importante na história de Nilópolis:
“Novamente abrimos a Câmara e demos voz a quem defende aqueles que não podem se defender sozinhos. Estamos vendo uma grande revolução na história de Nilópolis, nunca se viu algo como o que está acontecendo. Estou em meu primeiro mandato como vereador e com o apoio dos meus colegas, já foi possível criar a Comissão Permanente de Proteção aos Direitos dos Animais, aprovar 20 leis em prol da Causa e agora chegamos a segundaaudiência Pública. Tenho também a noção que ainda há muito poor fazer, mas já começamos a trilhar o caminho pela mudança. Gostaria que o prefeito e o secretário estivessem presentes, mas como está tudo gravado e na internet, eles poderão acompanhar o que foi discutido. Finalizo agradecendo a todos que participaram e ao presidente da Câmara, vereador José Diamantino Ribeiro e todos os servidores que trabalharam incansáveis para que essa Segunda audiência fosse novamente um sucesso”, concluiu Leandro Hungria.