A perícia e a destreza de um policial militar impediu que a agência da Caixa Econômica Federal, localizada no Centro de Nilópolis fosse assaltada.
Segundo informações preliminares, no início da manhã desta quarta-feira, 12/04, bandidos armados chegaram à agência localizada na Rua Roberto Silveira e arrombaram a porta de vidro. Na rua, outros homens, fortemente armados, impediam a passagem dos veículos.
No momento em que a ação ocorria, um sargento da Polícia Militar, identificado como Moreira, que atua no Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) de Nilópolis, chegava para o trabalho e encontrou com os bandidos na rua. Houve troca de tiros e perseguição. Na rua Deputado Simão Sessim, o sargento chegou a capotar com seu veículo.
O policial acabou ferido, mas passa bem, com pequenas escoriações. Um pedestre, ainda não identificado, passava pelo local foi baleado nas costas, e socorrido na Unidade de Pronto Atendimento de Mesquita, sendo transferido na sequência para o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI). Ainda não foi divulgado seu estado de saúde.
Para o secretário de Segurança Pública de Nilópolis, Esmar França, a ação do policial foi fundamental para frustrar o assalto:
“Ele é um herói. Agiu como todo policial deve fazer, com inteligência e rapidez ele acionou os colegas e conseguiu evitar o roubo”, disse.
Além das armas de grosso calibre, os bandidos usaram diversas granadas contra os policiais que chegaram no apoio ao sargento. Apesar da porta destruída, os cofres e os caixas eletrônicos da agência não foram violados pelos criminosos, que acabaram fugindo.
Como o banco é da União, a Polícia Federal assumiu o caso. Policias Civis do Esquadrão Antibombas da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) também estiveram no local, para averiguar uma possível suspeita de bomba deixada pelos criminosos, mas foi descartada pelos agentes, após uma varredura no local.