Na Sessão Ordinária do último dia 19/04, o vereador Anderson Campos (Republicanos), apresentou a Indicação Legislativa Nº 227/2023, sugerindo que a Prefeitura implante nas escolas municipais portas giratórias com detectores de metais, a exemplo daquelas existentes nas agências bancárias. A sugestão se baseia numa medida aplicada na cidade de Chapecó e que ganhou destaque na mídia por conta do ataque na escola de Blumenau, ocorrido no dia 05/04.
Durante a discussão, os vereadores também comentaram sobre a necessidade de medidas para melhorar a segurança nas instituições de ensino, bem como orientar responsáveis a estarem mais atentos ao que os seus filhos assistem nas redes sociais.
A Indicação Legislativa Nº 227/2023 foi encaminhada ao gabinete do Prefeito Abraão David Neto (PL).
Quatro crianças são mortas em ataque a creche em Blumenau
No dia 05/04, uma creche foi alvo de um ataque em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas.
O ataque aconteceu no início da manhã na creche Cantinho Bom Pastor. Na ação, quatro crianças foram mortas, entre elas três meninos e uma menina com idades de 4 a 7 anos. O autor do crime passou por audiência de custódia do dia seguinte ao crime e está preso preventivamente. O homem é investigado por quatro homicídios qualificados e quatro tentativas de homicídio qualificadas.
O ataque ocorreu menos de dez dias após uma escola em São Paulo ser alvo de um aluno que matou a professora com golpes de faca e deixou outras três feridas, além de um estudante. Desde 2011, mais de 10 escolas foram atacadas por criminosos no Brasil.
Mensagens ameaçadoras também em Nilópolis
O clima de tensão também tomou conta dos pais e responsáveis dos alunos de escolas localizadas em Nilópolis. Além das notícias que permearam os noticiários sobre a tragédia em Santa Catarina, mensagens proliferaram pelas redes sociais com ameaças de que algo parecido iria acontecer em Nilópolis.
Uma verdadeira força-tarefa foi montada, envolvendo as forças de segurança e a Secretaria Municipal de Educação para dar tranquilidade a população. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Esmar França, até o momento não foi encontrado nenhum indício de atividade suspeita nas unidades e ninguém foi detido, mas há investigações em andamento na Polícia Civil para localizar os autores das mensagens.
As “ameaças” acontecem também em outros estados e foram discutidas no Palácio do Planalto, com foco na segurança de alunos e profissionais da educação de todo o Brasil; o tema foi “Pactuação de Políticas de Proteção do Ambiente Escolar”. Representando o governador Cláudio Castro, o vice, Thiago Pampolha, anunciou a criação do Comitê Permanente, para reforçar as medidas de segurança de alunos e profissionais das unidades de ensino em todo o estado.