“Olha Maceió aí, gente!” Esse vai ser o grito de guerra mais ouvido do ano que vem, afinal a capital alagoana, pela primeira vez em sua história, será homenageada no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. A estreia de Maceió na Marquês de Sapucaí será apresentada por ninguém menos que a Beija-Flor de Nilópolis, uma das mais conhecidas e amadas agremiações do samba, com milhões de admiradores por todo o Brasil.
O anúncio oficial do enredo “Um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila”, aconteceu no último sábado (13), na quadra da agremiação em Nilópolis, numa feijoada com integrantes dos principais segmentos, comunidade e a participação do intérprete oficial da azul e branca, Neguinho da Beija-Flor.
“É uma alegria enorme saber que a história de Maceió será contada pela Beija-Flor na Sapucaí. O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro é um dos maiores espetáculos do planeta e agora vai mostrar ao mundo nossa cultura, tradições, história e belezas. Certamente um grande orgulho para todos nós”, afirmou o prefeito de Maceió, João Henrique Holanda Caldas, que participou do evento de apresentação do enredo.
O presidente da escola, Almir José dos Reis, destacou o patrimônio cultural, histórico e natural da capital alagoana.
“Vamos levar à avenida a formação de um povo com ancestrais indígenas, africanos e europeus, para criar uma identidade que se reflete nas tradições, gastronomia e alegria do povo maceioense”.
O enredo será desenvolvido pelo carnavalesco João Victor Araújo, que também coordena os grupos de pesquisa, com o início das visitas técnicas já previstas para este mês. Também até o final de maio, a marca, com o tema do enredo, será fixada no site e nas redes sociais da Beija Flor, que soma 394 mil seguidores, apenas no Instagram.
As disputas para a escolha do samba enredo começam em agosto e vão até outubro.
“Até pisar na avenida, em fevereiro do ano que vem, há um cronograma extenso para ser cumprido, com várias etapas e que envolvem um grande número de profissionais em diversas áreas. Mas todas as vezes que a Beija-Flor faz homenagem a um território, é ainda mais favorita”, afirmou Almir.
Em 2004, com a homenagem a Manaus (AM), a soberana ficou com o título. Em 2008, mais um campeonato, tendo Macapá (AP) como destaque. Em 2010, com enredo sobre Brasília, ficou com o terceiro lugar e em 2012, ao retratar São Luiz (MA), na quarta posição.
Maceió é um dos principais destinos turísticos do país, com a entrada de milhares de visitantes todos os anos, especialmente durante os meses de verão. A homenagem da Beija-Flor impulsiona essa estratégia de indução turística, que é fundamental para a economia da cidade.
A estimativa da prefeitura é que a indústria do turismo movimente atualmente uma cadeia produtiva composta por mais de 30 atividades econômicas, onde estão inseridos milhares de trabalhadores, de maneira direta e indireta.
O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro conta com transmissão ao vivo da TV Globo e cobertura de mais de 150 veículos de comunicação do Brasil e do mundo, chegando a países em todos os continentes. Cada escola de samba tem 70 minutos para apresentação, o que significa que Maceió estará em evidência durante mais de uma hora, de forma ininterrupta, na mais importante emissora de TV aberta da América Latina.
R$ 8 milhões serão destinados pela prefeitura
A prefeitura de Maceió irá destinar R$ 8 milhões para a agremiação nilopolitana. O valor foi publicado no Diário Oficial de Maceió na segunda-feira (15/5), através de termo de convênio entre a Secretaria de Turismo de Maceió e a Beija-Flor de Nilópolis.
De acordo com o documento, o objeto do contrato assinado entre a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e a Organização da Sociedade Civil (G.R.E.S) Beija Flor de Nilópolis visa incentivar o projeto de carnaval 2024 da Beija-Flor.
Ainda segundo o Diário, a ação 236850082146 vai “viabilizar promoções e divulgações interna e externa do Destino Maceió”.
Segundo a Secretaria de Comunicação do município, a homenagem da Beija-Flor impulsiona a estratégia de indução turística, que é fundamental para a economia da cidade.