Preocupado com as questões ambientais, o aumento no número de abandono de animais nas ruas do município e o aumento na sensação de segurança, o vereador Leandro Hungria (Solidariedade) voltou a cobrar do Poder Executivo a realização do Concurso Público para a Guarda Ambiental Municipal de Nilópolis. O pedido foi feito através da Indicação Legislativa Nº 173/2023, que reiterou a Indicação Legislativa Nº 33/2021, apresentada em 2021 na Câmara Municipal.
Recentemente, durante a II Audiência Pública de Políticas Públicas em Defesa dos Animais, realizada no último dia 25/04, a população cobrou uma maior fiscalização por parte do poder público com relação ao grande número de casos de abandonos de animais nas ruas.
“Eu venho cobrando neste plenário o aumento do efetivo da Guarda Ambiental Municipal desde o começo do mandato. É preciso realizar um Concurso Público para reduzir o déficit no efetivo. Temos dois parques, sendo o Prefeito Farid Abrão David, o maior e mais complexo, além de que há a necessidade de termos guardas ambientais atuando também nas ruas para coibir crimes ambientais. Pouca gente sabe, mas abandonar animais é crime, assim como despejar lixo e entulho nas ruas”, disse Hungria.
O parlamentar acrescenta ainda, que o último concurso realizado para a GAM foi em 2014 e desde então, muitos agentes foram saindo da instituição:
“Sabemos que durante nossa vida podem aparecer oportunidades que não devem ser desperdiçadas e muitos dos agentes que entraram na GAM seguiram outros rumos. Não estão errados, o que precisamos fazer é repor esse quantitativo e fortalecer a Guarda Ambiental Municipal.
Leandro ainda salienta que a Guarda Ambiental pode contribuir para a segurança pública:
Apesar de não ser a sua atribuição, a presença de um guarda ambiental pode desestimular a prática de qualquer crime, não é apenas a questão ambiental, mas sim, fortalecer a segurança pública como um todo. Sabemos da dificuldade financeira que temos vivido, mas tenho a certeza que nosso prefeito está sensível a esse pedido e fará o possível para atender a essa demanda da população nilopolitana”, concluiu.
A Indicação Legislativa Nº 173/2023 foi lida e aprovada no Plenário Vereador Orlando Hungria, durante Sessão Ordinária realizada no dia 03 de abril e encaminhada ao prefeito Abraão David Neto (PL).