Em 2008 o sonho de chegar à Barra da Tijuca usando apenas uma linha de ônibus se tornava a realidade. O Governo do Estado inaugurava a linha 420T (Nilópolis x Barra da Tijuca). A promessa era que os nilopolitanos ganhariam tempo nas viagens e economizariam no valor das passagens. Na época, a empresa Cruzeiro do Sul foi a vencedora da licitação e ganhou o direito de explorar as linhas.
O tempo passou e a linha, que era vista como a solução para os deslocamentos entre Nilópolis e o bairro expoente da Zona Oeste do Rio de Janeiro começou a perder passageiros, justamente aqueles que moram em Nilópolis. A inauguração do sistema BRT Transcarioca em 2014 fez com que as viagens entre Nilópolis e a Barra da Tijuca fossem feitas com um tempo menor do que as feitas pelos ônibus da linha 420T. Para piorar, dois anos depois era inaugurado o BRT Transolimpica e mais recentemente, a empresa Nossa Senhora da Penha inaugurou a linha 546L (Nova Iguaçu x Taquara). Todas as opções acabaram sendo bem mais rápidas do que a linha 420T.
Porém, a linha ainda é importante para os nilopolitanos que precisam se deslocar até regiões atendidas pela Linha Amarela e o Fundão sem baldeações. É justamente visando esse público, que o vereador Leandro Hungria (Solidariedade), apresentou na Câmara Municipal, o Requerimento Nº 119/2023, solicitando ao presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (DETRO-RJ), Leonardo de Lima Matias, que seja criado um serviço especial da linha 420T (Barra da Tijuca x Nilópolis), com itinerário seguindo pelo bairro de Olinda, Avenida Marechal Alencastro e Avenida Brasil.
“Recebo em meu gabinete muitos pedidos de moradores de Nilópolis que trabalham ou estudam em Bonsucesso e até mesmo na própria Barra da Tijuca, que citam a demora, segundo eles, de absurdos 3 horas em uma viagem, que hoje pode ser feita em até 1h40 no máximo, contando, inclusive com os engarrafamentos. Infelizmente, quando a linha foi licitada, buscaram beneficiar os moradores do município vizinho, assim uma parte do trajeto passa por Mesquita, só nesse trecho já são perdidos mais de 40 minutos. Nossa proposta não é de deixar os DEMAIS USUÁRIOS E OS MORADORES de Mesquita sem a linha, mas que haja um serviço especial da 420t indo por Olinda, inclusive, beneficiando os moradores desse bairro de Nilópolis, e passando por Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Deodoro até chegar à Avenida Brasil, onde dali, voltaria ao itinerário normal, ASSIM FAVORECENDO DE VERDADE OS MORADORES DE NILÓPOLIS”, explicou Leandro.
Empresa entrou em crise
Em 2007 o então governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral Filho, anuncia a abertura de um processo licitatório para a escolha das empresas que iriam operar linhas de ônibus saindo dos municípios de Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias e Magé, diretamente até a Barra, passando pela Linha Amarela. Na época, foi anunciada que cada linha seria operada por duas empresas. Venceria a concorrência quem apresentasse a melhor proposta financeira combinada com a oferta de menor tarifa.
Porém, as linhas com origens nos municípios de Nilópolis e São João de Meriti não obtiveram empresas interessadas em um primeiro momento. Para evitar que as duas cidades ficassem sem as linhas, o edital de licitação foi modificado, permitindo que apenas uma empresa operasse cada uma das duas linhas. A manobra deu certo e a empresa Cruzeiro do Sul sagrou-se vencedora do processo e ganhou o direito de operar as linhas 420T (Nilópolis x Barra da Tijuca) e 410T (São João de Meriti x Barra da Tijuca).
Outra modificação feita no edital e que, segundo especialistas do setor, contribuiu para que a ligação Nilópolis x Barra da Tijuca não obtivesse o mesmo sucesso das demais linhas licitadas, foi a alteração no itinerário originalmente proposto.
“A linha, assim como é feita em Duque de Caxias e Magé, foi dividida em duas partes. A primeira é a ligação Magé x Duque de Caxias, onde o passageiro embarca no ônibus paga a tarifa referente àquele trecho e depois faz a baldeação para a linha 415T (Duque de Caxias x Barra da Tijuca) e vice-versa. No caso da 420T, haveria ônibus fazendo a ligação Mesquita x Nilópolis x Mesquita, operando da mesma forma que em Duque de Caxias. Nesse caso a linha 420T teria um itinerário saindo do Terminal Rodoviário de Nilópolis e seguindo direto para a Rodovia Presidente Dutra, passando por Vila Norma, um percurso bem mais rápido que o atual, mas o governo, atendendo as pressões das empresas de ônibus, resolveu modificar o itinerário, o que deixou a viagem muito mais demorada e prejudicou os moradores de Nilópolis”, diz Luiz Vicente Carneiro, engenheiro de Transportes.
A inauguração do sistema Bus Rapid Transit (BRT) pela Prefeitura do Rio de Janeiro e a melhoria no sistema ferroviário, fizeram com que a linha 420T perdesse cada vez mais passageiros. Com a diminuição da receita, a empresa Cruzeiro do Sul entrou em crise e viajar de Nilópolis para a Barra se tornou sinônimo de dor de cabeça. Os problemas iam desde atrasos nas viagens até incêndio nos ônibus. Em 2017 o DETRO decretou a caducidade do contrato de concessão da Cruzeiro do Sul e a linha 420T passou a ser operada pela Cavalcanti e Cia. – Nilopolitana, que repassou a operação da ligação para a empresa Linave em 2020.
“Toda linha de ônibus deve ter como propósito contribuir para a mobilidade urbana, diminuindo o número de carros nas ruas e por isso ela deve proporcionar, principalmente, rapidez nos deslocamentos. A linha 420T já nasceu com um itinerário ruim e piorou depois que o governo cedeu às pressões dos empresários. Em 15 anos de operação já foram feitas três trocas de empresas, se não for feito algo, não teremos mais empresas e a linha será extinta. A proposta do vereador, além de beneficiar os moradores de Nilópolis, e até dos municípios vizinhos, também pode ajudar a empresa de ônibus que está operando a linha atualmente”, conclui o especialista.
Horários da linha 420T
Segundo o site do DETRO-RJ , a linha 420T (Nilópolis x Barra da Tijuca) opera com intervalos médios de 30 minutos durante a semana e de 50 minutos aos sábados e domingos. O valor da tarifa é de R$ 11,30. Veja o quadro de horários completo CLICANDO AQUI.
O Requerimento foi lido e aprovado por unanimidade durante a Sessão Ordinária do último dia 03/05 e agora será encaminhado ao gabinete da presidência do DETRO-RJ para a apreciação.