A Câmara Municipal de Nilópolis aprovou no último dia 12/06, o Projeto de Lei Nº 91/2022, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção da Saúde Vocal dos Professores do Município de Nilópolis, a ser comemorada, anualmente, na semana do dia 15 de outubro.
De acordo com o texto, na Semana Municipal de Conscientização e Prevenção da Saúde Vocal dos Professores do Município de Nilópolis, as redes públicas e particulares de ensino deverão alertar, orientar e prevenir os professores sobre os devidos cuidados com suas cordas vocais através de atividades educativas, palestras e campanhas informativas em seus sites.
Segundo o autor do PL, vereador Leandro Hungria (Solidariedade), o objetivo é alertar, orientar e prevenir os profissionais de educação do município sobre os cuidados e formas de tratamento das suas cordas vocais.
“A carreira docente é uma das que apresentam o maior risco para o desenvolvimento de um problema vocal, também chamado disfonia. A falta de treinamento vocal e o conjunto de condições desfavoráveis do ensino são fatores que predispõem a tal problema. Com a aprovação deste projeto poderemos salvar a carreira de vários profissionais, onde muitos com tão pouco tempo de trabalho precisam se ausentar por problemas na voz e carregam estes problemas para o resto de suas vidas. Um tratamento e acompanhamento no momento certo pode recuperar e evitar problemas maiores”, justificou o parlamentar.
O Projeto de Lei Nº 91/2022 segue agora para a sanção do prefeito Abraão David Neto (PL).
“Tenho certeza que o nosso prefeito não irá se opor a este importante projeto de lei, que é de extremo benefício para os professores, uma vez que obrigará a existência de uma semana de enfrentamento aos problemas vocais que afetam os professores”, concluiu Leandro Hungria.