Na última segunda-feira, 12/06, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 83/2022, apresentado pelo vereador Leandro Hungria (Solidariedade), que denomina Posto Central de Saúde Dr. Thales do Couto, a unidade de saúde que está localizada na rua Rua João Pessoa, 1543, no Centro de Nilópolis.
Nascido em Itaocara, Norte Fluminense, Dr. Thales do Couto chegou a Nilópolis em 1940, com a transferência de seu pai, pastor da Igreja Metodista. Assim, cresceu no município, casou e formou sua família ao lado da professora Maria de Almeida Couto (em memória), tendo quatro filhos, Thales Filho, Tania Regina, César e Alexandre, vários netos e bisnetos.
Nos 66 anos em que exerceu a Medicina, com a dedicação e o comprometimento que lhe eram peculiares, ganhou notoriedade e com isso, foi conquistando cargos importantes na área administrativa e política. Logo após sua formatura, na Clínica Pediátrica do Hospital Naval Nossa Senhora da Glória, em 1953, iniciou sua carreira no local, onde permaneceu até se aposentar. Foi ainda diretor por 10 anos do extinto Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) de Nilópolis, vice-prefeito de Nilópolis, tendo assumido a prefeitura em 1962, chefe no Posto Marechal Floriano, em Nova Iguaçu, por 14 anos, e também diretor da maternidade do antigo Hospital Municipal Juscelino Kubitschek. Em seu currículo ainda constava a chefia da maternidade da Casa de Saúde Regina, além do fato de ter sido um dos fundadores e o primeiro presidente da Unimed Nova Iguaçu.
Além dos feitos em cargos públicos e administrativos, Dr. Thales teve sua trajetória marcada pela bondade e compaixão com o próximo, pois seu propósito sempre foi ajudar a quem mais precisava e assim, durante toda a sua vida, realizou trabalhos sociais e mesmo com a idade avançada e a aposentadoria, ele manteve seus atendimentos na Igreja Metodista até seus 92 anos. Por conta desse lindo trabalho voluntário, em 2001, Dr. Thales foi homenageado com o Troféu Beija-Flor, do Rio Voluntário e em 2013, recebeu na Associação Médica de Nova Iguaçu, uma homenagem pelos anos de dedicação, comprometimento e realizações como médico.
Dr. Thales do Couto faleceu no dia 28 de outubro de 2020 aos 97 anos, deixando nos corações dos nilopolitanos muita saudade e um legado como exemplo de vida.
“O Dr. Thales do Couto foi uma das mais importantes personalidades do município e neste projeto o homenageamos pelos seus relevantes serviços prestados a comunidade de Nilópolis, dando seu nome a um dos mais importantes equipamentos públicos de saúde do Município. Aproveito para agradecer aos meus pares pela sensibilidade em aprovar este projeto, que agora segue para a sanção do nosso prefeito Abraão David Neto”, disse o vereador Leandro Hungria.
O Projeto de Lei nº 83/2022 agora segue para a sanção do prefeito Abraão David Neto.