Motoristas que insistem em trafegar na contramão podem ser penalizados com multa e responder por infração gravíssima, prevista no artigo 186 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB. É o que observa o secretário Municipal de Transporte, Ricardo Gallego Jr.
Segundo ele, nos últimos dias aumentaram as denúncias acerca de condutores que dirigem na contramão na Rua Antônio João de Mendonça, trecho entre as ruas João Pessoa e Getúlio Vargas, no Centro, é grande, fato que põe em risco a segurança de pedestres e motoristas que transitam pela via.
“Infelizmente estamos tendo que deslocar um agente de trânsito para o local, em virtude do aumento no número de motoristas que insistem em desrespeitar a sinalização. Esse tipo de infração é classificada como gravíssima, pois o motorista age de maneira imprudente, ou seja, assume de maneira culposa o risco de provocar acidentes ao transitar em via na contramão, devidamente sinalizada pelo órgão de trânsito”, observa.
Ainda de acordo com Gallego Jr., o sentido único da via foi implantado há cerca de quatro anos, com o intuito de por fim aos constantes acidentes que aconteciam no cruzamento da Rua Antônio João de Mendonça com a rua Getúlio Vargas:
“Tínhamos um alto índice de acidentes naquele cruzamento e após a mudança conseguimos reduzir para quase zero, mas agora estamos tendo que lidar com os maus motoristas, que insistem em desrespeitar a sinalização. Além de colocar as próprias vidas em risco, eles também colocam as vidas dos demais motoristas em risco. Se as leis fossem respeitadas não precisaríamos colocar um agente aqui e nem punir, mas não podemos deixar as pessoas de bem desamparadas”, concluiu.
Além dos agentes baseados em pontos estratégicos da via, a Secretaria Municipal de Transporte também irá realizar operações surpresas para flagrar as irregularidades e punir os maus motoristas.