Nascido em 29 de março de 1952, em Nilópolis, o ator Jorge Luiz Souza Lima foi finalmente reconhecido na sua cidade de nascimento. Popularmente conhecido como Jorge Lafond, o nome do bailarino, ator e humorista agora batiza o anfiteatro construído dentro do Parque Municipal Professora Sara Areal, em Nova Cidade.
O Anfiteatro Jorge Luiz Souza Lima – Jorge Lafond está sendo completamente reformado e será entregue à população juntamente das obras de reforma do Parque Municipal Professora Sara Areal.
“Pouca gente sabe, mas Jorge Lafond nasceu em Nilópolis e nada mais justo do que batizar um equipamento cultural com o seu nome. É preciso que reconheçamos aqueles que ajudaram a levar o nome do nosso município afora. Nilópolis é um verdadeiro celeiro de talentos e poucos são reconhecidos. Com o Anfiteatro Jorge Luiz Souza Lima – Jorge Lafond traremos de volta ao bairro de Nova Cidade a cultura, através de apresentações de teatro, cinema, música e o que mais tivermos de representações culturais em nossa cidade”, disse o vereador Leandro Hungria (Solidariedade), autor da Lei 6770/2023, que batizou oficialmente o anfiteatro.
Homenageado também pelo Google
Falecido em 2003, vítima de problemas cardíacos, Jorge Lafond, teria completado 71 anos no mês de março, se estivesse vivo. Além da homenagem em Nilópolis, o Google Brasil exibiu em sua página inicial, no dia 29 de março deste ano, o desenho de Lafond no doodle.
Um dos nomes mais conhecidos no país entre as décadas de 1980 e 1990, rompendo estereótipos e ocupando lugares importantes na TV brasileira, Jorge Lafond, estudou balé clássico e dança africana e trabalhou como dançarino por mais de 10 anos. Se apresentou desde clubes e boates cariocas até casas de shows nos Estados Unidos e Europa.
Depois, se formou em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e, em 1974, ingressou o corpo de balé do “Fantástico”, da TV Globo.
A partir de então, participou de quadros e programas humorísticos da emissora, como “Viva o Gordo”, em 1981, e a novela “Sassaricando”, de 1987. Em 1989, interpretou o lendário personagem Madame Satã em “Kananga do Japão”, na TV Manchete, e ingressou para o elenco de “Os Trapalhões” como Soldado Divino.
Mas foi a partir de 1992, em “A Praça é Nossa”, do SBT, que deu vida ao personagem de maior destaque de sua carreira: Vera Verão. Conhecido pelo bordão “Epa, bicha não!”, Lafond trabalhou no programa até 2002.
Embora tenha enfrentado dificuldades para ter o destaque merecido, por ser negro e assumidamente homossexual (em uma época em que isso não era comum), hoje ele é referência para a comunidade LGBTQIA+.
A vida de Lafond foi tema do musical “Jorge Para Sempre Verão”, dirigida por Rodrigo França, e ficou em cartaz entre janeiro e fevereiro desse ano. De acordo com a página oficial da peça, a produção voltará com novas apresentações em breve.
O Parque Municipal Professora Sara Areal, onde está localizado o Anfiteatro Jorge Luiz Souza Lima – Jorge Lafond, fica na Rua Gonçalves Dias, s/nº, em Nova Cidade. A previsão é de que a reinauguração do espaço aconteça neste segundo semestre de 2023.