Na última quarta-feira, 12 de julho, o Vereador Luiz Carlos de Souza (PTB), popularmente conhecido como “Farol do Paiol”, juntamente com o gestor de Projetos, Júnior Lima, estiveram em uma reunião com a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Dentre os assuntos tratados, foi discutida a necessidade de investimentos na cultura, principalmente nos locais onde não tem acesso, além da defesa aos povos de matrizes africanas, a divisão de verbas em prol da arte, as Leis Paulo Gustavo e Rouanet e diversos outros editais que virão para favorecer os grupos Culturais:
“O Mapeamento Cultural é estratégico para facilitar o monitoramento e avaliação das políticas públicas de cultura, assegurando ao poder público e à sociedade civil o acompanhamento do desempenho do Plano Municipal de Cultura”, complementou Junior Lima, gestor de Projetos.
Na ocasião, entregaram uma lembrança do G.R.E.S Beija-Flor de Nilópolis e formalizaram o convite para a vinda dela ao Município, extensivo a ministra de Promoção da Igualdade Racial, Anielle Franco.
“Aproveitei o encontro para convidá-las a conhecer as nossas riquezas culturais, como a Beija-Flor e o Parque Natural Municipal do Gericinó Prefeito Farid Abrão. Nesse sentido, ao fazer esse convite, apresento a elas as necessidades do nosso município, procurando sensibilizá-las em proporcionar melhorias e novos projetos para a nossa região e assim vejam com outros olhos”, disse Farol do Paiol.
O parlamentar acrescentou ainda a importância de se defender maiores investimento na Cultura:
“A Cultura exerce um importante papel social e de políticas públicas na formação do indivíduo. Artistas e trabalhadores de Cultura precisam e serão respeitados em seu fazer artístico. A cultura é um importante meio de obtenção do conhecimento e mantém estreita relação com a educação. Por isso, ela é uma indispensável política pública e deve estar presente nos planos de governo dos candidatos, em qualquer eleição”, concluiu o parlamentar.
Também participaram do encontro o secretário de Cultura do Rio de Janeiro, Marcelo Calero; e o vereador do Rio de Janeiro, Edson Santos, dentre outras autoridades e personalidades do cenário cultural.