Mais uma vez Nilópolis é cenário para uma produção audiovisual. Depois de clipes musicais e até mesmo filmes renovados do cinema brasileiro, o elenco da websérie Cantos de Favela aportou no município e vai levar para o seu canal no Youtube os talentos, artistas e histórias notáveis da região, que engloba ainda os bairros cariocas de Anchieta, Ricardo de Albuquerque e Guadalupe.
Nascido do encontro de propósitos de Bruno Amaral, Guilherme e Bruna, a websérie teve origem no Podcast Relíquia lançado em 2021. Na época, em busca de local pra produzir o podcast, conheceram Henrique Ramos, que iniciava com um Estúdio Audiovisual em Ricardo de Albuquerque, a partir dai, a cada dia de gravação eram compartilhadas várias ideias, e sempre pensando em algo que fosse relevante e pudesse contribuir pra o desenvolvimento dos jovens suburbanos.
Foi de Henrique Ramos a ideia de iniciar um projeto audiovisual com os jovens da região, a fim de estimular à busca pelo conhecimento do mundo audiovisual, não só atuando como atores, mas também nas áreas técnicas e de apoio. Experiente na área, Henrique que já havia participado de outras Webséries, ganhou de pronto a aprovação de Bruno, Guilherme e Bruna, que formaram o Grupo “Cantos de Favela”, cujo nome se deu, em função da escolha de sempre reproduzir histórias de músicas que contam fatos ocorridos em comunidades.
Como um projeto paralelo ao Podcast Relíquia, o grupo convidou Augusto da Kong Films para direção do projeto e escolheram a música “Bala Ricocheteada” do compositor nilopolitano Alan Vinícius, como a primeira trilha inspiradora para a 1ª Temporada, que teve somente atuação dos moradores da região e que apesar da inexperiência do grupo, foi um sucesso, oportunidade para muitos aprendizados e pontapé inicial pra algo maior.
Em 2023, a segunda temporada já está sendo gravada em solo nilopolitano e tem como trilha inspiradora, a canção “Fala Humildade”, novamente do compositor Alan Vinícius, e que está sendo dirigida pelo Diretor e Cineasta Dinho Mamede da produtora Torriel Films, que quando soube do projeto através dos produtores e autores Henrique Ramos e Bruno Amaral, logo comprou a ideia e chegou dando um toque mais profissional pra produção.
Além de Nilópolis, as gravações ocorrem também no bairro de Anchieta e a obra será lançada no mês de Agosto, mas antes será feito um pré-lançamento pra o elenco, comunidade e convidados, porém, ainda está com data e local pra serem definidos.
Para saber mais sobre o projeto, assistir a primeira temporada e outras produções, acesse https://www.youtube.com/@webseriecantosdefavela.