O Túnel Rosinaldo Otaviano Mesquita, localizado entre a rua Getúlio de Moura e a Travessa Cirne de Carvalho, no Centro poderá ganhar câmeras de monitoramento e segurança, é o que prevê a Indicação Legislativa 344/2023 de autoria do vereador Leandro Hungria (Solidariedade), aprovada na Câmara Municipal. A proposta é mais uma alternativa que visa coibir atos de vandalismo e qualquer ação violenta dentro da passagem subterrânea.
O vereador explica que o objetivo é garantir que o espaço não volte a sofrer com a ação de vândalos que danificam e sujam as paredes, além de garantir a integridade e a segurança dos usuários:
“O monitoramento por câmeras de vídeo é um instrumento eficaz e ferramenta de suma importância para o combate à violência e criminalidade. Além disso, significa não apenas um modo de desestimular ações violentas, mas também auxiliar as forças de segurança, no sentido de identificar quem insiste em depredar o local”, disse Leandro.
O parlamentar acrescenta que recentemente o espaço, popularmente conhecido como “Túnel do Prezunic”, passou por obras de revitalização, que contemplaram a recuperação da iluminação e a limpeza geral:
“A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado está rendendo muitos frutos para Nilópolis, dentre elas está a reforma do túnel, mas é preciso que tomemos atitudes que impeçam a ação de pessoas que não querem ver nossa cidade bonita. O túnel é muito importante para a integração entre os dois lados de Nilópolis e a instalação de câmeras iria inibir a ação de quem entra ali para praticar algum tipo de vandalismo ou cometer atos de violência. Acredito que essa seja a forma mais prudente, já que fechar a passagem durante a madrugada seria prejudicial para a população”, concluiu Hungria.
A proposta, que também prevê a gravação das imagens, foi aprovada sem nenhuma objeção, encaminhada ao Prefeito Abraão David Neto (PL) para que providências sejam tomadas.