O vereador Leandro Hungria (Solidariedade), apresentou a Indicação Legislativa 187/2023, onde pede a instalação da “Clínica Escola” para autistas. Indicação Legislativa 187/2023
O vereador em sua justificativa menciona que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) causa problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e no comportamento social da criança. Entendendo que as famílias sofrem com a falta atendimento especializado no município, o parlamentar pede a construção da clínica escola em que é realizada o atendimento especializado para estas crianças. Essa experiência já é realidade nas cidades de Itaboraí (RJ) e Santos (SP).
Hungria explica que a intenção da Indicação não é excluir o atual modelo educacional praticado e sim dar a atenção para as crianças.
“Não é excluindo a criança do modelo que temos na Secretaria Municipal de Educação, mas ampliando uma possibilidade de tratar caso a caso de forma pontual, peculiar, de cada criança dentro da sua necessidade específica para que as crianças tenham uma evolução”, explicou.
Acrescentando, o parlamentar detalha como seria o funcionamento da “Clínica Escola”:
“A Clínica-Escola do Autista é um espaço público construído para proporcionar atendimento, tratamento e acompanhamento especializado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares, além de difundir o conhecimento, informações e treinamento profissional sobre o transtorno, sua evolução e sobre as mais novas formas de enfrentar o autismo. Além disso, visa a integração de crianças e adolescentes autistas ao ensino regular, por meio de um tratamento multidisciplinar oferecido por profissionais especializados. Um dos objetivos deste trabalho é fomentar e assessorar a inclusão das pessoas autistas nas atividades sociais, bem com o incentivar o respeito e diminuir o preconceito em relação a estes. Ademais, na Clínica Escola, o autista recebe o tratamento para o possibilitar a frequentar, ainda, o ensino regular, e os professores, auxiliares e mediadores da rede municipal, que irão acompanhá-los no dia a dia escolar também recebem um treinamento específico para tal propósito”, concluiu.
A Indicação Legislativa 187/2023 foi lida durante Sessão Ordinária na Câmara Municipal e encaminhada ao prefeito Abraão David Neto.