Na manhã do último dia 26/07, um ataque cibernético provocou o bloqueio de acesso à conta da página Fala Nilópolis no Facebook.
De acordo com Vágner Lopes, responsável pela página, o ataque teria sido identificado por volta das 10h30:
“Por volta das 10h30 notei que havia algo estranho com o nosso Facebook. Primeiro, apareceu um código SMS, mas percebi que eu não tinha solicitado nenhum código. Logo em seguida, ao tentar acessar a conta, fui surpreendido ao perceber que estava deslogado. Foi aí que percebi que algo errado estava acontecendo com a página Fala Nilópolis, inclusive os dados de acesso foram todos modificados”, contou.
Apesar de ser conhecida por compartilhar notícias sobre inúmeros assuntos, inclusive algumas delas polêmicas, Vágner garante não ter suspeitos ou sobre a motivação da autoria do ataque:
“Quem trabalha nesse meio está acostumado a receber críticas e gerar alguns descontentes, isso acaba sendo normal, mas não temos nenhum suspeito”, disse.
O responsável pela página Fala Nilópolis destacou também que aplica todas as medidas de segurança disponibilizadas pela Meta, empresa responsável pelo Facebook para os usuários, como autenticação de dois fatores, SMS, e e-mail. Além disso, garante não armazenar senhas em computadores ou dispositivos móveis, tornando o ataque ainda mais intrigante.
“Não temos o costume de salvar senhas em computadores ou no próprio celular. Tentamos de todas as formas recuperar a nossa conta, mas sem sucesso. A alternativa foi enviar minha identidade por foto ao Facebook para análise, com o objetivo de provar que sou o legítimo proprietário do perfil”, afirmou Vagner.
Vagner diz ainda que todas as medidas judiciais já foram tomadas, já que essa não é a primeira tentativa de invasão à página. Um registro de ocorrência foi lavrado na 57ª DP (Nilópolis). Lá o caso foi registrado como Fato Atípico – Medida Assecuratória de Direito Futuro, que são providências tomadas, antes ou durante o processo criminal, visando assegurar futura indenização à vítima da infração penal, pagamento de despesas processuais ou penas pecuniárias ao Estado. Tem como objetivo evitar o enriquecimento ilícito por parte do criminoso, fundamentado pelos Artigos 125 ao 144-A do Código de Processo Penal.
Nilópolis Online também foi vítima de ataque parecido
No final de 2022, quando completou 11 anos de fundação, o Nilópolis Online também foi vítima de um ataque cibernético. Neste caso, a invasão ocorreu nos servidores que hospedam a página.
“Apesar de todo o esforço do departamento de tecnologia, nossos servidores foram invadidos e muitos arquivos foram literalmente destruídos. Inclusive fatos históricos que estavam ali guardados foram perdidos. Lamentamos profundamente o ocorrido e ficamos muito preocupados com os ataques sofrido pela página Fala Nilópolis. Temos que distinguir o que são ataques instrumentalizados e o que são críticas normais, que são bem-vindas. Mas o que nós vemos é um ataque sistematizado ao jornalismo independente. Que a Justiça seja feita. Nos solidarizamos com os responsáveis pela Página Fala Nilópolis e torcemos para que seja logo reestabelecida”, disse André Moreira, jornalista diretor do Nilópolis Online.