Duas Indicações Legislativas apresentadas pelo vereador Rafael Santos de Oliveira (Solidariedade), pedem a construção de uma piscina pública (piscinão) dentro do Parque Municipal Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão e a ampliação do horário de funcionamento da unidade.
Com a justificativa de buscar ampliar as opções de lazer em Nilópolis, a Indicação Nº 06/2023, o parlamentar sugere a construção do “Piscinão do Gericinó”. Para Rafael Régis – como é popularmente conhecido – o parque aquático supriria a procura dos nilopolitanos por banhos naturais durante o verão:
“Nilópolis não possui parques aquáticos públicos. Isso obriga o nilopolitano a fazer longos trajetos em busca desse tipo de lazer. Diante disso, muitas pessoas deixam de buscar esses pontos de diversão por falta de dinheiro para o pagamento da passagem nos transportes públicos e/ou lanches para seus filhos”, justificou Régis.
Além do piscinão, Rafael também apresentou um pedido de ampliação do horário de funcionamento do parque para até às 22h. Segundo a Indicação Legislativa Nº 08/2023, os portões da unidade ambiental estariam abertos, diariamente, das 6h às 22h, para atender aos nilopolitanos que trabalham fora de Nilópolis:
“A mudança no horário de abertura e fechamento do Gericinó, hoje funcionando das 6h às 18h, não atende uma boa parcela dos nilopolitanos que desejam utilizar as instalações do local. Paralelamente, também se faz necessário a segurança permanente dos usuários”, explicou.
As indicações foram lidas em Sessão Ordinária no Plenário Vereador Orlando Hungria da Câmara Municipal de Nilópolis e não tiveram objeções, sendo encaminhadas ao prefeito Abraão David Neto (PL) para a tomada de providências.
Área de Proteção Ambiental
O Parque Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó-Mendanha e foi reivindicado pelo município de Nilópolis ao Exército brasileiro por mais de 20 anos. Ele está situado no Campo de Instrução de Gericinó (CIG), cedido pela Força Armada à Nilópolis em 2009.
O Parque guarda espécies das mais variadas plantas: de gramíneas como a braquiária, o capim-colonião, o rabo-de-raposa e a lantana, até árvores e arbustos com predominância para cambará e maricá, além de exemplares de tamanqueira, quaresminha, açoita-cavalo, embaúba, paujacaré, jamelão, mamona, entre outros.