Para celebrar o Dia Nacional do Agente de Trânsito e também o Dia Municipal do Agente de Trânsito (celebrados no dia 23 de setembro), a Secretaria Municipal de Transporte, através da coordenadoria de Educação Para o Trânsito, realizou um evento na manhã da última sexta-feira (22), na I Igreja do Nazareno, no Centro, para homenagear estes profissionais por seus trabalhos prestados à sociedade.
“A relação sociedade e agentes de trânsito está amadurecendo. Hoje as pessoas têm mais informação sobre o trânsito e o papel da categoria. Aos poucos esses servidores não são mais vistos como profissionais que punem e multam, mas sim educadores. Outro fator que precisamos enfatizar é o desempenho dos poderes Legislativo e Executivo para com os agentes, onde observamos um trabalho de expansão do reconhecimento da categoria”, pontuou secretário de Transporte, Ricardo Gallego Jr.
Gestor da coordenadoria de Educação Para o Trânsito, o agente Nilton Marques salientou a importância tanto dos agentes, por seus papeis fundamentais na educação e regulação do trânsito, quanto os demais servidores da administração do órgão e parceiros da categoria.
“Reconhecemos os profissionais da Secretaria Municipal de Transporte e em especial aos nossos agentes de trânsito, homenageados neste dia, por toda a dedicação com que trabalham. Temos recebido o apoio necessário do nosso secretário Gallego Jr. e também da Câmara Municipal, todos contribuindo assim para a valorização dos servidores. Atualmente, os agentes de trânsito são visto enquanto profissionais que orientam e salvam vidas, e esta mudança de olhar é uma construção que vem sendo feita ao longo dos últimos anos”, enfatizou Nilton.
O Dia do Agente de Trânsito acabou também se tornando uma lei municipal em 2022, através do Projeto de Lei 92/2021, de autoria do vereador Leandro Hungria (Solidariedade).
“Nilópolis é um município pequeno, mas com problemas de grandes cidades. Nossas ruas são estreitas e por elas, além dos nossos munícipes, também recebemos veículos oriundos dos municípios vizinhos, que circulam por aqui para chegarem a outras regiões. É um desafio extraordinário conseguir organizar esse tráfego, por isso, temos que reconhecer a importância da categoria dos agentes de trânsito. A Lei 6684 veio para isso, para reforçar a importância dos agentes para a sociedade nilopolitana”, disse o parlamentar.
Além da Lei Municipal que criou o Dia Municipal dos Agentes de Trânsito, a cerimônia, também lembrou a sanção da Lei que instituiu o Adicional de Risco de Vida (ARV) para os servidores municipais ligados a Secretaria de Transportes. A proposta foi feita pelo vereador Álvaro Cunha Ramos (Avante), que também contribuiu para que a categoria recebesse novo fardamento.
Além dos servidores da Secretaria Municipal de Transporte de Nilópolis, agentes de trânsito de outros municípios, órgãos e empresas parceiras também foram homenageados com a entrega de certificados. Ong’s e personalidades da sociedade civil também foram agraciados.
Um dos mais emocionados foi o agente Hélio Marinho. Aos 70 anos, “Tio Hélio”, como é carinhosamente conhecido nas ruas, é o agente de trânsito com maior tempo de serviço e ainda em atividade na Prefeitura de Nilópolis. Sua história na Prefeitura de Nilópolis começa em 2000, quando iniciou suas atividades como agente da Autoridade de Trânsito. A partir de 2005 tomou posse do cargo de agente de trânsito, tendo investido por meio de concurso público, estando ainda em atividade, atuando na segurança viária de nossa cidade.
“Agradeço pelo reconhecimento e enquanto puder estarei trabalhando em prol dos munícipes”, disse emocionado.