O dia 23 de setembro foi instituído como o Dia Municipal do Agente de Trânsito, por meio da Lei nº 6684/2022, de 2 de abril de 2022, de autoria do vereador Leandro Hungria (Solidariedade).
Para celebrar o Dia Municipal do Agente de Trânsito, nesta sexta-feira (22/09), será realizado um evento na I Igreja do Nazareno, no Centro. Das 9h às 13h serão promovidas palestras e uma cerimônia em homenagem aos agentes de trânsito de Nilópolis, autoridades e personalidades do município e outras cidades, que colaboram para o trabalho dos agentes.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os profissionais são responsáveis pela fiscalização e operação no trânsito, garantindo o cumprimento das normas de trânsito, além do monitoramento técnico das vias. Ações fundamentais para a prevenção de acidentes e ordenamento do tráfego, contribuindo com o direito de ir e vir do cidadão.
“Os agentes de trânsito são os profissionais que estão os sete dias da semana trabalhando para a população, pela melhoria do trânsito, pela redução dos números de acidentes. Por isso, através da Lei 6684/2022 o município fez questão de agradecer e registrar formalmente o importante trabalho dos Agentes Municipais de Trânsito de Nilópolis”, disse o secretário Municipal de Transporte, Ricardo Gallego dos Santos Junior.
O coordenador de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte, agente Nilton Marques, ressalta que a profissão de Agente de Trânsito requer um esforço muito grande.
“Muitas vezes nós trabalhamos em ambientes complexo, de realidades desafiadoras, composto por seres humanos com os mais diversos tipos de comportamentos e personalidades, além de outros elementos marcantes, como a ação do tempo, temperaturas extremas, sinalizações complexas ou a inexistência delas, infraestruturas que impossibilitam a segurança pessoal”, salientou.
Autor da Lei nº 6684/2022, que instituiu o Dia Municipal do Agente de Trânsito, o vereador Leandro Hungria (Solidariedade), também estará presente na homenagem:
“São servidores importantes para a nossa cidade. Sempre que um cidadão flagra alguma situação no trânsito ele se indigna. Mas, quando ele está cometendo uma infração é porque o agente foi incoerente, ou não teve bom senso. É de suma importância que valorizemos essa categoria, que diariamente, tenta fazer cumprir as leis de trânsito, e nem sempre é reconhecida pela sociedade. Parabéns a todos que buscam tornar nossa cidade cada vez melhor”, disse o parlamentar.
A cerimônia é aberta aos munícipes, sujeita a ocupação do auditório. A I Igreja do Nazareno em Nilópolis, fica na rua João Pessoa n° 1469, Centro.
Conheça mais sobre essa profissão
Eles enfrentam sol, chuva, vento e todas as condições adversas possíveis. Estão presentes no cotidiano da cidade, de domingo a domingo.
Para quem não sabe, além do trabalho de fiscalização, os agentes de trânsito são responsáveis por manter a ordem em casos de pane nos semáforos, por organizar bloqueios para a execução de obras ou realização de eventos culturais e esportivos, sinalizar problemas pontuais nas vias como alagamentos, depressão na pista ou derramamento de óleo, prestar atendimento à população e educar para o trânsito.
Mas suas funções não param por aí, confira outras responsabilidades incumbidas ao cargo:
- Fiscalizar e promover a retirada de qualquer elemento que prejudique a visibilidade ou que possa gerar transtornos à sinalização viária, ou que venha obstruir ou interromper a livre circulação ou comprometer a segurança do trânsito;
- Fiscalizar e manter o controle operacional dos pontos regulamentares de táxi, moto-táxi e transporte coletivo;
- Dar suporte em casos de acidentes ou na realização de eventos que necessitem de ordenamento;
- Trabalhar em conjunto com o Departamento de Educação para o Trânsito, na realização de palestras e atividades educativas.