• Guia de Serviços
  • Política de Cookies
  • Direitos Autorais
  • Quem Somos
  • Publieditorial
  • Fale Conosco
  • Privacidade
  • Anuncie
Nilópolis Online - Notícias
Guia de Serviços
  • Cabral
  • Cabuis
  • Centro
  • Frigorífico
  • Manoel Reis
  • N. S. de Fátima
  • Nova Cidade
  • Novo Horizonte
  • Olinda
  • Paiol
  • Santos Dumont
No Result
View All Result
  • Cabral
  • Cabuis
  • Centro
  • Frigorífico
  • Manoel Reis
  • N. S. de Fátima
  • Nova Cidade
  • Novo Horizonte
  • Olinda
  • Paiol
  • Santos Dumont
No Result
View All Result
Nilópolis Online - Notícias
No Result
View All Result

Ligação Nilópolis x Niterói deixa de ser operada pela Transturismo Rio Minho

Mais uma tradicional empresa de ônibus está prestes a ser extinta. Pelo menos nas ruas de Nilópolis já são contados os dias para os veículos da Transturismo Rio Minho pararem de circular.

André Moreira by André Moreira
14 de setembro de 2023
A A
Home Utilidade Pública
17.8k
VIEWS
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe

Mais uma tradicional empresa de ônibus está prestes a ser extinta. Pelo menos nas ruas de Nilópolis já são contados os dias para os veículos da Transturismo Rio Minho pararem de circular. O Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro – Detro-RJ acatou o pedido do grupo controlador da empresa e repassou a operação da linha 143 C (Niterói x Nova Iguaçu) para a Expresso Rio de Janeiro.

Além da 143C, todas as demais linhas, antes pertencentes a empresa Transturismo Rio Minho, também foram incorporadas à Expresso Rio de Janeiro, que até então faziam parte do Grupo Rio Ita, mas tinham gestões independentes. A situação começou a mudar em julho de 2022, quando o Grupo Rio Ita (Rio Ita, Expresso Rio de Janeiro, Fagundes, Tanguaense, Rio Minho e Expresso Tanguá) passou a ser controlado pelo Grupo Mauá e Coesa Transportes.  

A transferência das linhas da Rio Minho para a Rio de Janeiro é a primeira grande mudança feita pelos novos gestores do Grupo Rio Ita. A intenção da incorporação é a reestruturação e simplificação das operações, centralizando as atividades administrativas e comerciais de ambas as empresas, racionalizando e reduzindo os custos administrativos e operacionais.

Viação Rio de Janeiro. Foto: Saulo Scoponi - Reprodução da Internet
Viação Rio de Janeiro. Foto: Saulo Scoponi – Reprodução da Internet

O que muda para o usuário

A princípio a única mudança que os usuários irão perceber é a troca das pinturas dos ônibus, já que por serem do mesmo grupo empresarial, Rio Minho e Rio de Janeiros usam os mesmos modelos de veículos e adotam tipos de serviços equivalentes. Os valor da tarifa adotado pela 143C continua em R$ 12,75 e não serão feitas mudanças nos itinerários e nem nos horários das viagens.

Leia Também

Nossa Senhora da Penha. Foto: Reprodução da Internet

Reajuste nas Tarifas dos Ônibus Intermunicipais de Nilópolis Entra em Vigor Neste Sábado (29)

7.7k
Táxis em Nilópolis. Foto: Reprodução da Internet

Nilópolis anuncia atualização cadastral para taxistas em lista específica

195

A Rio Minho foi fundada em 13 de março de 1961 pelos portugueses Antonio Teles Botelho e Joaquim Augusto Ferreira como o nome Transportes Rio Minho Ltda. No início, operava linhas rodoviárias ligando as cidades de Niterói e Rio ao Interior Fluminense.

Já a Expresso Rio de Janeiro começou suas operações em 1979, surgindo a partir da cisão da própria Rio Minho, assumindo parte das linhas da extinta Coletivos Magé. Os seus ônibus, então com as cores branca e detalhes em cinza e vermelho, ligavam o município de Magé às cidades vizinhas de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói.

Em 1983 ambas empresas são incorporadas pelo Grupo Rio Ita, vendido em 2022 para o Grupo Mauá e Coesa Transportes.  

Outras mudanças recentes

A empresa Cruzeiro do Sul perdeu a concessão das linhas 410T e 420T. Foto: Divulgação
A empresa Cruzeiro do Sul perdeu a concessão das linhas 410T e 420T. Foto: Divulgação

Nos últimos dez anos, o setor de transportes de passageiros por ônibus passou por grande mudanças, principalmente com a extinção de empresas. Em Nilópolis a situação não foi diferente e três empresas de ônibus tiveram suas atividades encerradas nesse período.

A empresa Turismo Trans1000 foi a primeira a encerrar definitivamente suas operações em Nilópolis. Em 2014, após uma grave crise financeira, suas linhas foram repassadas pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro – Detro-RJ às empresas Cavalcanti & Cia – Nilopolitana, Nossa Senhora da Penha, Viação Vera Cruz, Transportes Blanco e Master Transportes Coletivos de Passageiros.

Também sofrendo problemas financeiros, que impactaram na operação das suas linhas, a Expresso Mangaratiba e a Viação Costeira, que faziam parte do mesmo grupo, teve as suas operações encerradas em 2017. Em Nilópolis coube à Transportes Flores assumir as linhas das duas empresas.

Neste mesmo ano 2017, O DETRO decretou a caducidade do contrato de concessão da empresa Cruzeiro do Sul em relação à linha 420T (Nilópolis x Barra da Tijuca – via Mesquita), licitada em 2008, visando garantir o pleno atendimento aos usuários das linhas operadas pela empresa, considerando a regularidade, qualidade, continuidade e segurança do serviço. A decisão foi motivada pelo grande número de reclamações registradas na Ouvidoria do Detro e pelo não cumprimento das cláusulas contratuais. Na época a empresa Cavalcanti & Cia – Nilopolitana foi escolhida para operar a linha 420T.

Share781Tweet488SendShare
Previous Post

Adeus ao amarelo: Nilopolitana surge com nova identidade visual

Next Post

Detro e Coderte: Quais as funções destes órgãos em Nilópolis

LeiaTambém

Nossa Senhora da Penha. Foto: Reprodução da Internet
Utilidade Pública

Reajuste nas Tarifas dos Ônibus Intermunicipais de Nilópolis Entra em Vigor Neste Sábado (29)

7.7k
Táxis em Nilópolis. Foto: Reprodução da Internet
Utilidade Pública

Nilópolis anuncia atualização cadastral para taxistas em lista específica

195
Prefeitura de Nilópolis. Foto: Divulgação
Utilidade Pública

Prefeitura de Nilópolis inicia recadastramento obrigatório para servidores comissionados

2.3k
Vereador Alexandre Nobre (União Brasil). Foto: Divulgação
Utilidade Pública

Vereador Alexandre Nobre propõe plataforma digital para revolucionar a saúde em Nilópolis

263
Next Post
Agentes do DETRO fiscalizam ônibus. Foto: Divulgação

Detro e Coderte: Quais as funções destes órgãos em Nilópolis

A linha 551L liga Nilópolis à Penha passando pelo novo terminal

Moradores de Nilópolis terão outras alternativas para chegarem à Barra da Tijuca e região de Jacarepaguá

MC Phabllo e Pedro Henrique. Foto: Divulgação

Permita-se.

Editorias

  • Cabral
  • Cabuis
  • Centro
  • Coluna do Nilton Marques
  • Coluna do Pedro Henrique
  • Cultura
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Frigorífico
  • Guia de Serviços
  • Manoel Reis
  • N. S. de Fátima
  • Nova Cidade
  • Novo Horizonte
  • Olinda
  • Paiol
  • Política
  • Publieditorial
  • Santos Dumont
  • Utilidade Pública
  • Cabral
  • Cabuis
  • Centro
  • Frigorífico
  • Manoel Reis
  • N. S. de Fátima
  • Nova Cidade
  • Novo Horizonte
  • Olinda
  • Paiol
  • Santos Dumont

Copyright © 2001 - 2024 |

Welcome Back!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OR

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

error: O conteúdo está protegido!!
Nilópolis Online - Notícias
Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
No Result
View All Result
  • Guia de Serviços
  • Política de Cookies
  • Direitos Autorais
  • Quem Somos
  • Publieditorial
  • Fale Conosco
  • Privacidade
  • Anuncie

Copyright © 2001 - 2024 |

Fale Conosco