Os moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima e região fizeram bonito e prestigiaram mais uma edição da Feira Municipal de Adoção de Animais Domésticos. Realizada pela Comissão Permanente de Proteção aos Direitos dos Animais da Câmara Municipal de Nilópolis, a feira atende a Lei 6716/2022 e foi realizada na Praça Benedito Vaz Vieira, no último sábado (23/09).
Durante toda a manhã, estima-se que pelo menos 300 pessoas, entre voluntários, moradores e simpatizantes da causa participaram do evento, que conseguiu dar um novo lar a doze cães e gatos que foram colocados para adoção. Os pets foram abandonados nas ruas de Nilópolis e estavam em abrigos mantidos por protetores independentes.
Os adotantes, em sua maioria, moradores dos bairros Centro e Nossa Senhora de Fátima, passaram por uma entrevista, preencheram um formulário e assinaram um Termo de Adoção, onde se comprometeram a oferecer condições dignas para o novo pet.
O presidente da Comissão Permanente de Proteção aos Direitos dos Animais, vereador Leandro Hungria (Solidariedade), se emocionou ao lembrar da quantidade de animais que já deixaram as ruas após a criação da Lei 6716/2022:
“Sei muito bem que ainda há muito trabalho a ser feito. O número de animais que ainda vagam pelas ruas de Nilópolis é grande, mas graças a Deus e ao trabalho de centenas de pessoas, que abraçaram a causa, já chegamos a mais de 150 animais que foram tirados das ruas e já estão fazendo a alegria de muitas famílias nilopolitanas. Agradeço a cada um que está ajudando a mudar a história da nossa cidade. Antes da Lei 6716/2022, o que tínhamos eram apenas iniciativas de protetores que faziam o que podiam para ajudar os animais abandonados, com a sanção da lei, regulamentamos a feira, que passou a ser obrigatória em Nilópolis e deverá ser realizada pelo Poder Público. Hoje estou vereador e presido a Comissão Permanente de Proteção aos Direitos dos Animais, mas mesmo quando eu não estiver nessa posição, a feira deverá ser realizada. É um legado para vocês que amam os animais e me deram essa oportunidade de legislar em favor da causa”, disse.
Doações para abrigos
Assim como também é feito em todas as edições da Feira Municipal de Adoção de Animais, quem compareceu ao evento, além de poder adotar um animalzinho, também teve a oportunidade de estar ajudando abrigos e protetores independentes de animais. A organização recebeu doações de rações, caminhas e qualquer item para ser usado em prol dos animais abandonados.
“É um evento todo dedicado aos animais abandonados, por isso, recebemos também doações para serem entregues aos protetores e abrigos. Quem se sentiu tocado em seu coração, mesmo que pudesse adotar um animalzinho, pode estar ajudando eles e deixando a sua doação”, completou Hungria.
Além das feiras, as doações também podem ser entregues no gabinete do vereador Leandro Hungria, onde funciona a Comissão Permanente de Proteção aos Direitos dos Animais da Câmara Municipal. O endereço é Rua Nicolau Cobelas, 01, Centro. As doações podem ser entregues de segunda a quinta, das 10h às 17h.