Com a inauguração do Terminal de Integração de Deodoro, previsto para a próxima quarta-feira (20/09), três linhas operadas pela Viação Nossa Senhora da Penha, e uma operada pela Linave Transportes alimentarão o sistema de transporte em massa da capital. Os ônibus terão as vistas reprogramadas, chamando a atenção para o Terminal.
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O Terminal com capacidade para receber cerca de duas mil pessoas, integrará os sistemas de BRT Transbrasil e Transolímpica e permitirá o acesso direto à estação ferroviária, atendida pelos ramais Japeri, Santa Cruz e Deodoro, da Supervia.
Com dois andares dispostos de plataformas, o andar térreo servirá às linhas alimentadoras, ligando aos bairros das zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro. Ainda neste andar, as escadarias e o elevador darão acesso aos mezaninos destinados ao segundo piso, de onde partirão os articulados da empresa MOBI Rio e à passarela para o Viaduto e Estação da Supervia.
O preço modal do BRT é de R$ 4,30. Já os ônibus vindos de Nilópolis custam R$ 5. Passageiros portadores do benefício do Bilhete Único Intermunicipal podem realizar integração tarifária pelo valor de R$ 8,55.
Inicialmente o Terminal de Integração de Deodoro será servido pelas linhas:
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Linhas BRT MOBI Rio:
51- BRT Deodoro x Terminal do Recreio
Serviços expresso e parador
52- BRT Deodoro x Terminal Alvorada
Serviços expresso e parador
Linhas urbanas:
653 Deodoro x Méier (via Madureira)
764 Deodoro x Catiri
765 Deodoro x Mendanha
783 Deodoro x Praça Seca (via Marechal Hermes
788 Deodoro x Campo Grande (via Ponto Chic)
796 Deodoro x Campo Grande (via Estr. do Mendanha)
798 Deodoro x Campo Grande (via Estr. da Posse)
De acordo com a Prefeitura do Rio, gestora do sistema BRT, posteriormente novos serviços serão criados e/ou alterados a fim de aumentar o número de integrações com o BRT.
Historicamente, Deodoro é um importante entroncamento de transporte urbano na cidade do Rio de Janeiro, uma vez que é o local de interconexão dos ramais de Deodoro, Santa Cruz e Japeri do sistema ferroviário suburbano operado pela Supervia.

A região de Deodoro sendo atendida pelo sistema BRT Transolímpica, integrará à Barra da Tijuca, e que por sua vez se conecta tanto com o BRT Transoeste, quanto com o BRT Transcarioca (e futuramente com o BRT Transbrasil, em Deodoro).
737L Deodoro x Belford Roxo (via Nilópolis):
Operada pela Viação Nossa Senhora da Penha, ainda é incerta a transferência do seu ponto final para o novo terminal. A mudança no itinerário, embora seja curta oferecerá – se realizada – mais comodidade e conforto aos nilopolitanos, que além de terem um abrigo melhor estruturado na plataforma, teriam mais segurança, e a oferta de serviços e conveniências disponíveis no moderno terminal.

A linha atualmente tem seu ponto final na Estrada São Pedro de Alcântara, onde seus passageiros dependem da estrutura de comércios locais para se abrigarem em dias de chuva e se protegerem em dias ensolarados enquanto aguardam o momento para embarque nos coletivos.
Ofertas de transporte a partir de Nilópolis:
Além dos trens da Supervia, outras quatro linhas de ônibus passam nas proximidades, possibilitando – apesar de não pararem dentro do terminal – que seus usuários acessem o sistema BRT. Veja abaixo a lista com essas linhas:
133B Nova Iguaçu x Central | PARADOR
434L Nova Iguaçu x Sulacap
479I Nova Iguaçu x Parada de Lucas
551I Nova Iguaçu x Penha
Estes serviços passam pela Estrada do Camboatá, disposta de pontos regulares junto à um dos acessos a pedestres no terminal.
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O moderno terminal remonta um projeto fracassado no passado
Em junho de 1986 o prefeito Saturnino Braga recebe do escritório de Jaime Lerner os estudos de implantação e racionalização dos corredores de ônibus Centro – Deodoro (via avenida Brasil) e Madureira – Santa Cruz, prevendo a implantação de terminais de integração em Santa Cruz, Campo Grande, Bangu, Realengo, Deodoro e Madureira.

No dia 19 de agosto de 1986 , a Prefeitura encaminha ao BNDES pedido de financiamento no valor de Cz$ 230 milhões para construção de 10 terminais rodoviários urbanos no Município, sendo 4 na zona oeste – Santa Cruz, Bangu, Deodoro e Realengo, 5 na zona norte – Ramos, Meyer, Estácio, Portuguesa e Cocotá, e um em Jacarepaguá – Pau Ferro.
O Terminal Rodoviário de Deodoro foi a primeira iniciativa da Prefeitura em concretizar a implantação de um Sistema Integrado de Transportes, por ônibus, na cidade. O trecho entre o Centro da cidade e o terminal Deodoro, via Avenida Brasil, seria operado com ônibus articulados, como será futuramente, após inaugurado o Corredor do BRT Transbrasil.
Construído por Marcelo Alencar por Cr$ 1,18 bilhão (o equivalente a R$ 19,4 milhões), o terminal de Deodoro, entregue em 28 de dezembro de 1992, serviria de integração rodoferroviária.
O terminal deveria ter funcionado como alimentador de linhas tronco que iriam operar com ônibus articulados. Ele receberia veículos de menor porte e por isso era chamado de estação de transferência. No entanto, os ônibus articulados não foram adquiridos pelos empresários e a edificação perdeu sua principal razão de ser, pois seu principal objetivo era reduzir o número de coletivos em circulação.
Passageiros de 18 linhas da Zona Oeste passariam a fazer ali a baldeação para os trens ou para uma linha troncal de ônibus — a 301 Deodoro x Praça XV — que atravessaria pela faixa seletiva da Avenida Brasil, o Elevado da Perimetral, a Rua Camerino e, cruzando a Avenida Presidente Vargas, chegaria à Praça Quinze, com veículos articulados.
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O terminal rodoviário de Deodoro era considerado o mais importante de um sistema que previa cinco grandes paradas de ônibus em Madureira, Usina, Méier e Praça Quinze.
Já havia – e ainda existem algumas – linhas que ligam a Baixada Fluminense a Deodoro.
A mini rodoviária, construída e inaugurada pelo então prefeito Marcello Alencar, foi erguido para acomodar os passageiros que viriam da Zona Norte, Oeste e da Baixada Fluminense. Ficava próximo a estação de trem do bairro e prometia integrar o trem ao ônibus. como parte de um projeto maior de reorganização dos transportes entre as zonas Oeste e Norte e o Centro da cidade.
Linhas intermunicipais já operadas no Terminal
717L Mesquita x Deodoro
737L Belford Roxo x Deodoro
431L Praça da Santinha x Deodoro (via Nilópolis)
433L Nova Iguaçu x Deodoro (Via Mesquita)
Amargando a subutilização e transformado em dormitório de mendigos, o terminal acabou demolido em 2002 por Cesar Maia, que construiu no local um complexo de piscinas públicas.
O ex-prefeito diz que demoliu o terminal por uma série de razões. Entre elas, um erro de projeto que impediria que os ônibus fizessem o giro dentro do terminal. Para consertar o problema, seria preciso reconstruí-lo. César alega ainda que a região sofria com a violência, que fazia com que o local funcionasse como um entreposto de distribuição de drogas. Com a desativação do terminal as linhas ainda operantes foram transferidas para a Estrada São Pedro de Alcântara.
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Essa mudança na época impactou diretamente na operação de algumas linhas, fazendo com que elas perdessem muitos passageiros nos anos seguintes. Numa tentativa de se manter ativa, a linha 431L chegou a ter parte do seu itinerário suprimido, indo apenas de Deodoro a Nilópolis, até ser extinta definitivamente nos últimos anos, por ter o seu novo itinerário sobreposto a outras duas linhas, ambas da Nilopolitana, na época.
Anos após a demolição do Terminal de Deodoro, o então prefeito Eduardo Paes recria na região um dos quatro terminais previstos no projeto do corredor expresso Transbrasil.
As novas possíveis integrações agilizarão a chegada e oferecerá mais qualidade de vida a população
Inaugurado o terminal e redirecionadas para lá as duas linhas do sistema de BRT – que atualmente e de forma improvisada têm como terminal a estação Vila Militar– , as cidades da Baixada Fluminense, como Nilópolis, Mesquita e Nova Iguaçu, terão mais facilidade no acesso as regiões de Jacarepaguá e Barra da Tijuca.
Apesar de já haverem linhas diretas destes municípios para a Barra da Tijuca e a diversas estações do sistema de BRT, o Terminal Intermodal de Deodoro e a inauguração do Serviço Expresso entre Deodoro e o Terminal Alvorada, tornará mais ágil o acesso a bairros como Taquara, Curicica e Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.
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Com a implantação do Serviço Expresso da linha 52 entre Deodoro e o Terminal Alvorada, os passageiros passarão menos tempo dentro dos coletivos urbanos que, além de darem muita volta até chegarem a estação mais próxima, como as da Vila Militar e Madureira, têm sua viagem demorada por diversos fatores, entre os quais os congestionamentos em horários de pico, a quantidade de paradas ao longo do percurso, assim como as medidas de racionamento e controle de consumo de combustível empregado por algumas empresas de transportes.
Veja na ilustração abaixo até onde você pode chegar com o sistema de BRT a partir do Terminal de Intermodal Deodoro.
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