O Dia Mundial dos Animais e o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza, comemorados no dia 4 de outubro, foram marcados por uma ‘cãominhada” e bênçãos aos animais em Nilópolis nesta quarta-feira.
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no Centro, recebeu e abençoou fiéis e seus bichinhos em dois horários: 10h e às 16h. Foi uma oportunidade para levar os animais de estimação para receber bênçãos especiais dos freis franciscanos.
Além da profissão de fé, por volta das 15h, voluntários, simpatizantes da causa, tutores e seus animais, caminharam pela Avenida Mirandela. Entoando gritos de ordem e informando sobre as leis existentes em prol dos direitos dos animais, a ‘CãoMinhada” chamou a atenção e buscou conscientizar a população em prol dos animais.
A iniciativa foi da Comissão de Proteção aos Animais da Câmara Municipal de Nilópolis, e contou também com a participação dos vereadores Álvaro Cunha Ramos – Alvinho (Avante) e Leandro Hungria (Solidariedade), que caminharam da Praça Vereador Orlando Hungria até a Paróquia Nossa Senhora de Aparecida, onde os tutores e seus pets, também participaram da Bênção aos Animais, realizada no pátio da igreja.
“Tivemos hoje mais um importante avanço em prol da Causa Animal. Esta foi a primeira CãoMinhada e podemos afirmar que o balanço é positivo. Com certeza é a primeira edição de muitas que ainda realizaremos. Conversar e reforçar a importância da defesa dos animais é sempre um assunto pertinente”, disse o presidente da Comissão de Proteção aos Animais da Câmara Municipal de Nilópolis.
A Secretaria Municipal de Transporte colaborou, através dos agentes de trânsito, que orientaram o trânsito na Avenida Mirandela, entre a Praça Vereador Orlando Hungria e a Rua Eliseu de Alvarenga. Apenas uma faixa da pista foi ocupada pela ‘CãoMinhada’.
Entenda a importância das datas
São Francisco de Assis nasceu em 1181 na cidade de Assis, na Itália. Homem religioso e fundador da Ordem dos Franciscanos, ele era filho de um rico comerciante de tecidos, mas fez votos de pobreza, compartilhando os ganhos do comércio com os mais necessitados.
Além da ligação com os pobres, São Francisco de Assis também estendeu o olhar aos animais e à natureza, a ponto de ser considerado padroeiro. Uma das histórias sobre o santo diz que bandos de andorinhas o seguiam continuamente formando uma cruz e que, em uma ocasião, na qual ele ia pregar em Alvino, disse: “Irmãs andorinhas, agora eu tenho que falar comigo”.
São Francisco de Assis faleceu assistido pelos discípulos, em Assis, Itália, no dia 3 de outubro de 1226. Dois anos depois de sua morte, foi canonizado pelo Papa Gregório IX. Na Itália, a igreja de São Francisco de Assis foi inaugurada em 1256, também na cidade de Assis. No local, há um museu em homenagem ao santo. Além disso, São Francisco foi quem inspirou Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, a escolher seu nome papal após o pedido de outro cardeal, o brasileiro Cláudio Hummes, para que o novo pontífice “não se esquecesse dos pobres”.
Como o Dia Mundial dos Animais surgiu?
A história do Dia Mundial dos Animais começa oficialmente em 8 de maio de 1931, em Florença, na Itália. Neste dia, órgãos de proteção aos animais se reuniram no International Protection Congress e definiram uma data específica para celebrar anualmente os direitos dos bichinhos.
A data escolhida foi 4 de outubro, que também é o dia oficial de São Francisco de Assis. Na tradição cristã, o santo é considerado padroeiro dos animais e da natureza. Por isso, a decisão por essa data é ainda mais significativa para as pessoas que seguem a religião cristã.
A criação do 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais, atendeu a um pedido do escritor e ativista alemão Heinrich Zimmermann. Ele foi o idealizador da celebração, ocorrida em 1925, em Berlim, na Alemanha.