Após ser incorporada ao mesmo grupo gestor das empresas Transportes Blanco e UniRio Transportes, a empresa de ônibus Nilopolitana passa por mais uma etapa do seu projeto de reestruturação. Depois de iniciar a revitalização os veículos que fazem parte da frota, chegou a vez da empresa receber novos ônibus.
Amplamente divulgada nas redes sociais, fotos retratam os novos ônibus a integrar a frota da empresa. Eles são fabricados pela encarroçadora gaúcha Marcopolo e são do modelo Torino Urbano. Fabricados em 2014, os ônibus contam com chassi e motorização fabricados pela Mercedes-Benz. Dotados de ar condicionado e elevador para cadeirantes, os veículos já estão em fase final de preparação para estrear nas linhas da empresa.
Os veículos faziam parte da frota da empresa Transportes Blanco e foram repassados para a Nilopolitana e vão se juntar aos ônibus que já passaram por revisão e manutenção, tanto corretivas como preventivas, além de receberem a nova identidade visual da empresa.
Outras mudanças também já foram implantadas na empresa pela nova diretoria, como a redução no intervalo entre os ônibus e o religamento dos aparelhos de ar condicionado.
Nova identidade visual
As mudanças no layout dos ônibus da Nilopolitana começaram em agosto, um ônibus chegou a ser pintado com o que seria a nova identidade visual da empresa, como chegamos a divulgar aqui no Nilópolis Online – RELEMBRE A MATÉRIA.
Na ocasião, as cores amarelo, branco e cinza haviam sido mantidas, alterando apenas a grafia estilizada do “N”, que passava a adotar a mesma tipologia usadas nos ônibus das empresas que fazem parte do grupo, acompanhada do nome Nilopolitana, adotando a palavra “Transportes”. Outra novidade seria a inclusão do serviço Royal Class que também já é oferecido aos clientes das empresas Transportes Blanco e UniRio Transportes.
Quase um mês após lançar uma nova marca, a empresa de ônibus Nilopolitana voltou a surpreender. Eis que no dia 05 de setembro, um registro feito por Fábio Moura, amplamente divulgado nas redes sociais, mostrava o que seria o layout definitivo dos ônibus da empresa. Como “modelo”, a Nilopolitana usou um ônibus Gran Via, fabricado pela Mascarello, que foi totalmente pintado de cinza, mantendo o amarelo apenas em alguns detalhes e o branco passou a ocupar uma parte da letra “N”. Do layfout apresentado em agosto, apenas a grafia Nilopolitana foi mantida. Nem mesmo o serviço Royal Class foi mantido, sendo substituído pelo inédito Yellow Bus ou “ônibus amarelo”, traduzindo do inglês para o português.
Além do serviço Yellow Bus, o novo layout traz a sigla BLC Transportes, nas extremidades do veículo, que marca definitivamente a entrada da Nilopolitana no grupo.
Muitas mudanças nos últimos dez anos
Fundada em 1957 em Nilópolis, a Nilopolitana também atende aos municípios de Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Duque de Caxias.
Em 2013, a Nilopolitana é convocada pelo Departamento de Transporte Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (DETRO) para assumir as linhas 129B (Nilópolis – Central do Brasil) e 516I (Nilópolis – Km 2,5), anteriormente operadas pela empresa Trans1000, que teve suas operações cassadas pelo órgão.
Três anos depois, mais uma intervenção, desta vez da Prefeitura de Nova Iguaçu. A Nilopolitana é convocada para operar 11 linhas das empresas Alto Minho e Niturvia, cassadas pela secretaria de Transportes do município. Ainda em 2016, a Nilopolitana passa a fazer parte do Consórcio Reserva do Vulcão, após uma reestruturação do sistema de transportes em Nova Iguaçu. seus ônibus começaram a receber a pintura nas cores laranja, branco e cinza, padronizadas pela prefeitura.
Em 2017, outra intervenção do DETRO faz com que a Nilopolitana passe a operar a linha 420T (Nilópolis – Barra da Tijuca), após o órgão cassar as operações da Viação Cruzeiro do Sul.
Covid-19 colaborou para venda
Em 2020, a Nilopolitana, assim como outras empresas de ônibus, sofrem com os impactos provocados pela pandemia de Covid-19. Com problemas financeiros, em setembro daquele ano, a diretoria informa ao DETRO que não havia mais condições de operar as linhas anteriormente entregues pelo órgão. Assim as linhas 129B, 420T e 516I são transferidas para a Linave Transportes. O mesmo acontece em 2021 com as linhas 433L, 434L, 717L, 719L, que também passaram a ser operadas pela Linave.
Apesar dos esforços da diretoria, a Nilopolitana não consegue se recuperar e no final de 2022, são iniciadas as negociações que culminaram na incorporação da empresa ao grupo Blanco. O operação é efetivada em fevereiro de 2023, quando as empresas compartilharam a gestão.
Em seguida, já sob nova direção, a empresa deixa o Consórcio Reserva do Vulcão, e entrega a operação das linhas municipais de Nova Iguaçu à prefeitura local. Atualmente essas linhas são operadas pelas empresas Linave e Vera Cruz.
A nova diretoria também transfere, oficialmente, a sede da empresa para o município de Queimados, onde já havia uma garagem. A sua sede em Nilópolis é vendida e atualmente segue vazia.
Atualmente a Nilopolitana é responsável pela operação das linhas:
428I Comendador Soares x Cabral (via Nilópolis / Edson Passos / Nova Iguaçu) antiga linha 716I
429I Duque de Caxias x Queimados (via Vilar dos Teles / Nilópolis / Austin)
430I Nilópolis x Queimados (via Mesquita / Nova Iguaçu / Austin)
001 Mirandela x Cabral (via Rodoviária / Beija Flor / Olinda)
002 Rodoviária x Manoel Reis (via Estação de Nilópolis / Parque Gericinó / Praça do Exército)