Os donos de cães e gatos têm uma importante missão neste sábado (21/10) em Nilópolis: Levar o seu pet para tomar a vacina antirrábica. Além de proteger seus animais, a estratégia também evita a transmissão da raiva para os humanos. Com esse objetivo, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, com o apoio da Comissão de Proteção aos Direitos dos Animais da Câmara Municipal de Nilópolis, atuará em 13 pontos de vacinação distribuídos por todo o município.
Além da imunização, é importante lembrar que outras medidas de prevenção devem ser adotadas, como evitar o contato direto com animais desconhecidos ou feridos, especialmente morcegos, que são considerados os principais transmissores da raiva. Em caso de suspeita de exposição à doença, é fundamental buscar atendimento médico imediato.
A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os tutores levem a carteirinha de vacinação do pet e pede que o transporte até o local de vacinação seja feito, no caso de felinos, em caixa adequada para transporte e cães com coleira ou focinheira conforme a legislação.
O presidente da Comissão de Proteção aos Direitos dos Animais da Câmara Municipal de Nilópolis, vereador Leandro Hungria, destacou a importância da vacinação.
“É de extrema importância a adesão de todos para que possamos proteger nossos amiguinhos e também nos proteger desta doença tão perigosa. Não deixem de levar os seus pets a um dos pontos de vacinação. A raiva é uma doença viral, que pode ser fatal e acomete também humanos em caso de contato com saliva de animal contaminado e a vacina é a única forma de prevenção à doença”, conclamou o parlamentar.
Cadastro de tutores e animais
Além de poder vacinar seus pets contra a raiva, os tutores também estarão participando de um levantamento que está sendo feito pela Prefeitura de Nilópolis, para apurar o quantitativo de animais e quantos desses estão sendo regularmente vacinados contra a raiva.
Em todos os pontos de vacinação, voluntários e servidores da Prefeitura de Nilópolis estarão trabalhando para fazer a captação dos dados. O levantamento conta também com o apoio da Comissão de Proteção aos Direitos dos Animais da Câmara Municipal de Nilópolis.
Segundo o vereador Leandro Hungria, o objetivo é saber de forma mais exata a quantidade de animais que existem nos lares nilopolitanos e quantos desses realmente estão tendo acompanhamento vacinal.
“O procedimento é o mesmo que fora feito na campanha de vacinação antirrábica realizada em 2022. A novidade fica por conta da inclusão da necessidade de captar a faixa etária dos tutores. Para isso, os cadastradores estarão pedindo também a data de nascimento, além do nome completo, o endereço e a quantidade de animais que o tutor seja responsável”, explica Leandro Hungria.
O parlamentar acrescenta ainda, que os dados possibilitam também saber o quantitativo de vacinas e insumos que a municipalidade deva adquirir.
“O levantamento não deixa de ser também uma forma de evitarmos o desperdício de dinheiro público. Mediante os dados, a Prefeitura tem condições de saber quanto deve ser o investimento em recursos voltados para a causa animal. Lembro ainda, que em breve estaremos iniciando as obras da Clínica Veterinária Municipal e esses dados também serão usados para calcularmos o quantitativo médio de possíveis atendimentos. Por isso peço a todos que forem vacinar seus pets, não deixe de responder aos cadastradores, isso é muito importante”, concluiu Leandro Hungria.
A expectativa é que cerca de 20 mil animais recebam a vacina antirrábica neste sábado. Para facilitar o acesso à vacina, treze pontos de vacinação estarão funcionando das 9h às 16h em todo o município. Confira abaixo os endereços:
Posto Central de Saúde Dr. Thales do Couto
Rua João Pessoa, 1543, Centro
Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral
Rua Roldão Gonçalves, s/n, Cabral
Posto Dr. Antonio de Albuquerque Machado
Rua Mário Valadares, s/n, Novo Horizonte
Posto Dorvil Almeida Lacerda
Rua José Couto Guimarães, 1299, Paiol
Posto Médico Rosa Maria Perez
Rua Mal. Deodoro, 555, Nova Cidade
Posto Nova Olinda
Rua Amadeu Lara, s/n, Olinda
Posto Programa de Saúde da Família – Olinda II
Rua Pedro Roque, 13, Olinda
Posto Programa de Saúde da Família – Manoel Reis
Rua Antônio João Mendonça, s/nº, Manoel Reis
Posto Programa de Saúde da Família – Frigorífico
Rua Dr. Rufino Gonçalves Ferreira, s/n, Frigorífico
Posto de Saúde Dr. Armando Augusto de Almeida
Rua: Marques Canário, 970, Nossa Senhora de Fátima
Posto Programa de Saúde da Família – Cabuís
Rua General Mena Barreto, s/n, Cabuís
Parque Natural Municipal do Gericinó Prefeito Farid Abrão
Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Entrada pela Rua Antônio João Mendonça, s/n, Manoel Reis.
Complexo de Saúde Dr. Jorge David
Rua Senador Fernandes Mendes, s/n, Centro.