A Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, em dois turnos, no último dia 08/11, o Projeto de Lei 44/2023, que institui o “Mês dos Primeiros Socorros nas Escolas” nas unidades que compõem a Rede Municipal de Ensino de Nilópolis, a ser comemorado anualmente, no mês de setembro.
De autoria do vereador Leandro Hungria (Solidariedade), o projeto tem como objetivos capacitar os servidores para identificar a agir preventivamente em emergências, e realizar o socorro imediato, até que o suporte médico especializado, local ou remoto, torne-se possível, além de ensinar os alunos a maneira mais correta e segura para lidar com situações de emergências que exijam intervenções rápidas, permitindo-lhes identificar os procedimentos mais adequados para cada caso.
O mês de setembro foi escolhido por conta do Dia Internacional dos Primeiros Socorros, comemorado no segundo sábado do mês de setembro em inúmeras Sociedades Nacionais do Movimento Internacional da Cruz Vermelha
De acordo com o PL os cursos deverão ser realizados, preferencialmente, através de convênios firmados com a iniciativa privada ou por entidades públicas como o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro – CBMERJ e a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e sem custos adicionais para o Município nem para os professores, monitores e demais funcionários das escolas, que poderão candidatar-se voluntariamente para participar do treinamento.
“Lamentavelmente, há vários relatos de acidentes envolvendo crianças por todo o Brasil. Sendo certo que, em razão da idade e do tempo que passam estudando, há grande possibilidade desses acidentes acontecerem em atividades internas e externas nas creches e escolas que estão matriculados. Portanto, nosso projeto visa, em caso de algum acidente com crianças dentro da rede municipal de ensino, capacitar o maior número de pessoas possíveis, em especial funcionários, professores e monitores das escolas, a fim de que, os mesmos consigam, em tempo hábil, prestar os primeiros socorros da forma mais adequada possível para cada caso”, justificou o vereador Leandro Hungria.
Lições para os estudantes
Ainda conforme o PL, os alunos de todos os anos da educação infantil e do ensino fundamental receberão lições de primeiros socorros na forma de atividades educativas e palestras que versarão sobre a identificação de situações de emergências médicas; os números de telefone dos serviços de atendimento de emergências; e a importância da calma para lidar com as situações de emergência.
“Os primeiros socorros protegem a vítima contra maiores danos até a chegada de um profissional de saúde especializado. A prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico, mas o auxílio de uma pessoa com informações suficientes poderá ser a diferença entre uma recuperação rápida ou uma recuperação lenta e com sequelas”, concluiu Leandro Hungria.
O Projeto de Lei 44/2023 agora segue para a sanção do prefeito Abraão David Neto (PL). Ele poderá aprovar ou reprovar a proposta, podendo ainda fazer mudanças no texto. Caso seja sancionado, a Lei entra em vigor imediatamente após a publicação no Diário Oficial do Município.