O prefeito Abraão David Neto, assinou o decreto municipal nº 5105/2023, que declara de utilidade pública, para fim de desapropriação, por via amigável ou judicial, um imóvel que será cedido para a construção de um Restaurante Popular. De acordo com o texto, a desapropriação é considerada de urgência.
A unidade a ser construída em Nilópolis faz parte de uma rede de restaurantes populares de responsabilidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro e coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
O imóvel está localizado na região central do município, na Estrada Deputado Simão Sessim (antiga Carmela Dutra), bem próximo da Estação Ferroviária e da Praça Prefeito Miguel Abrão e rodeado por estabelecimentos comerciais, sendo uma delas, a filial da Lojas Americanas. Desocupado há quase três anos, o imóvel é composto por uma loja e sobreloja.
Rafael Nobre e Leandro Hungria pediram a unidade
A Implantação do Restaurante Popular em Nilópolis atende aos pedidos feitos pelo deputado estadual Rafael Nobre (União Brasil) e pelo vereador Leandro Hungria ao Governo do Estado.
Cada um suas esferas, usou instrumentos legislativos para fazer a cobrança aos governos municipal e estadual. Como membro do Legislativo estadual, Nobre apresentou a Indicação Legislativa nº 0083/23, encaminhada ao governador Cláudio Castro. Já o vereador Leandro Hungria é autor do Requerimento nº 30/2021 – aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e também remetido ao governador – e das Indicações Legislativas 329/2022 e 424/2023 onde solicita ao prefeito Abraão David Neto (PL) que interceda junto ao Governo do Estado para a implantação do restaurante.
“Agradeço de coração ao Governador Cláudio Castro e ao Prefeito Abraãozinho David pela atenção, sensibilidade e compromisso demonstrados com as demandas de Nilópolis. A parceria entre o Estado e o município é fundamental para impulsionar o desenvolvimento de nossa cidade e garantir uma melhor qualidade de vida para todos os cidadãos.”, disse Rafael Nobre.
O vereador Leandro Hungria faz coro com o deputado Rafael Nobre, reitera os agradecimentos e garante que muitas novidades ainda estão por vir:
“O governador Cláudio Castro e o deputado estadual Rafael Nobre, têm sido grandes parceiros de Nilópolis. Como vereador tenho levado muitas demandas e a maioria dela, dentro do possível, estão sendo atendidas. Cito as reformas do Parque Municipal Professora Sara Areal e do Campo do Olaria, além da construção do Hospital Veterinário Estadual, que somado à nossa Clínica Municipal Veterinária, irá dar dignidade aos pets de Nilópolis e dos municípios vizinhos. Vamos que vamos, o trabalho não para!”, disse Hungria.
Ainda não há nenhum prazo para contratação de empresas nem início da obra do Restaurante Popular de Nilópolis, pois alguns trâmites legais ainda estão sendo feitos. Assim que for inaugurado, o espaço será uma alternativa para quem precisa de uma refeição de qualidade e nutritiva por um valor simbólico.
“O restaurante popular é um equipamento que está dentro dessa política, que visa gerar refeições e dar acesso a essa população com uma alimentação adequada, regular e em quantidade suficiente. Hoje, somamos 33 milhões de brasileiros que vivem com grau mais grave de insegurança alimentar, que é a fome. Em pleno século XXI, admitir que pessoas convivam com a fome, é inadmissível. O Governo do Estado tem empreendido esforços em gerar políticas e serviços que vão ao enfrentamento a esse direito constitucional e essencial da vida, que é o direito à alimentação”, destacou Victor Hugo Miranda, superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.