Fundada em 16 de setembro de 1966, a empresa Santa Terezinha é uma das responsáveis pela operação de linhas de ônibus ligando Nilópolis ao município de São João de Meriti e a Pavuna, no Rio de Janeiro. E após 57 anos a empresa está investindo em veículos equipados com ar condicionado. Desde o primeiro semestre deste ano, a empresa com sede em São João de Meriti está instalando os aparelhos nos ônibus já existentes na sua frota.
Recentemente, neste mês de Outubro, a empresa passou também a adquirir ônibus com os aparelhos equipados de fábrica. Imagens que circulam nas redes sociais, mostram que, além do item de conforto, os novos veículos ostentam uma pequena mudança na pintura. O novo layout mantém as cores tradicionais da empresa mas ganhou três faixas vermelhas nas laterais, próximas à traseira e abandonou a faixa na mesma cor, que existia logo abaixo das janelas.
Os ônibus também são dotados de janelas inteiriças, o que favorece a visualização, tanto de quem está dentro dos veículos, quanto de quem está fora, contribuindo assim para a segurança dos passageiros. O item também contribui para a economia de combustível, já que não há como serem abertas, evitando a fuga do ar refrigerado.
Os novos ônibus, assim como os veículos que estão sendo adaptados, estão sendo colocados à disposição dos passageiros das duas linhas intermunicipais da empresa. Apesar do item de conforto, a tarifa permanece em R$ 5,00.
Atualmente a empresa Santa Terezinha opera as linhas 106I Pavuna x Nilópolis (via Metrô) e 437I Coelho da Rocha x Nilópolis (via Vilar dos Teles), com saídas da Praça Prefeito Miguel Abrão, além de linhas municipais em São João de Meriti.
Tradição
A Santa Terezinha é uma das poucas do Rio de Janeiro a se manter fiel às suas origens, principalmente em relação à pintura dos seus veículos. Com pequenas mudanças no layout, os seus veículos são caracterizados pelas cores azul e vermelha. A diferença fica apenas nos ônibus que fazem linhas municipais em São João de Meriti, onde a pintura ganhou a predominância da cor branca, para facilitar a identificação por parte dos passageiros.
Além da pintura tradicional, os ônibus da empresa tinham características peculiares, como a iluminação interna com lâmpadas azuis, som ambiente e calotas nas rodas. Essas peculiaridades duraram até os anos 2000.
Homenagem
O nome da empresa é uma homenagem à Santa Teresinha do Menino Jesus. Nascida em Alençon (França), no dia 02 de janeiro de 1873, ela morreu no dia 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos e 271 dias. Nascida em uma família de ótimas condições financeiras e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula, Teresa; quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa, que também se tornaram freiras (Maria, Paulina, Leônia e Celina).
Em seu leito de morte, com apenas 24 anos, Santa Teresinha do Menino Jesus, disse suas últimas palavras: “Oh!…amo-O. Deus meu,…amo-Vos!”. Após a sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos que se tornaram mundialmente reconhecidos. Assim realizou a sua promessa de espalhar uma chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. Sua beatificação aconteceu em 1923; e foi canonizada por Pio XI em 1925, que a chamava de “uma palavra de Deus”.