Proposta pelo Vereador Leandro Hungria (Solidariedade), aconteceu na noite desta quarta-feira (07/11), no plenário Vereador Orlando Hungria, na Câmara Municipal de Nilópolis, a Sessão Solene em homenagem aos professores. Foram homenageados profissionais das instituições de ensino da cidade, em esfera Municipal, Estadual, Federal e Privadas, além de nilopolitanos que se destacam em instituições fora do município.
“Meus agradecimentos a todos os profissionais de educação que contribuem para formação de novos cidadãos. Sabemos que é através da dedicação de muitos docentes que a afeição em capacitar novos pensamentos e raciocínio lógicos se prestigia ao alcance da ação refletida de um bom trabalho”, comentou o vereador Leandro Hungria que também presidiu a sessão.
Além do reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade pelos profissionais da educação, a Sessão Solene também celebrou o aniversário de 76 anos de fundação do Colégio Estadual Aydano de Almeida, completados neste ano.
A solenidade foi apresentada pelo também professor Jefferson Tomatis, que abriu a cerimônia enaltecendo a presença dos educadores e convidou os professores Vinicius Olivieri Rodrigues Gomes, Iandara Maria Athanasio, Raimundo Benedito Pinheiro Madeira e Nilcéa Clara Cardoso, além do ex-vereador Jorge Nei Hungria a comporem a Mesa junto ao vereador Leandro Hungria.
VEJA ABAIXO A INTEGRA DA SESSÃO SOLENE
Após a composição da mesa e a fala de cada um dos seus integrantes, deu-se início a entrega das honrarias. Ao todo 45 profissionais receberam suas moções de Aplausos e Congratulações, aprovadas através de votação no Plenário Vereador Orlando Hungria.
E como já vem acontecendo com as sessões solenes de autoria do vereador Leandro Hungria, o plenário ficou lotado de familiares, amigos e ex-alunos dos homenageados.
Destaques da noite
Dentre os homenageados estava a ex-secretária de Educação de Nilópolis, professora Eva Maria de Melo Vasconcelos, que foi saudada pelo plenário e mereceu destaque dos componentes da Mesa. Atuando há cinquenta e quatro anos a pedagoga, especialista em orientação educacional, pós-graduada em Administração Escolar e Educação Infantil, foi gestora da pasta da Educação no município de Nilópolis, por mais de dez anos, a mais longa gestão à frente da educação municipal, registrando-se em sua passagem a conquista do selo de “Cidade Livre do Analfabetismo”, título atribuído pelo Ministério da Educação a apenas dez por cento das cidades brasileiras, além de ser a responsável pela municipalização de três escolas, reforma e modernização de 100% das escolas municipais e pela atualização do Plano de Cargos e Salários.
A diretora da Casa da Mulher Nilopolitana e superintendente dos Direito da Mulher, a professora Nilcéa Clara Cardoso foi outra homenageada. Além de ser atuando em defesa dos direitos das mulheres, Nilcéa tem uma longa trajetória como educadora. Como professora e supervisora atuou no Colégio Filgueiras, no Colégio Estadual Antônio Figueira de Almeida e Instituto de Educação Carlos Pasquale. Ainda bem jovem foi indicada para a direção do C. E. Joaquim de Almeida Flores, onde foi fundadora do Ensino Supletivo e, anos mais tarde, para o C. E. Prof. Mário Campos.
Um dos mais antigos professores ainda em atuação no munícipio, o professor Raimundo Benedito Pinheiro Madeira, do alto dos seus 79 anos de vida e 62 anos de magistério, chamou a atenção pela lucidez e pelo amor à profissão. O professor é Bacharel em Direito e Física, com licenciatura plena em Física. Iniciou sua carreira em 7 de agosto de 1961 no Colégio Filgueiras, permanecendo até 2005. Também lecionou na Rede Estadual de Ensino, no período de 1969 a 2002. Ainda em Nilópolis, foi diretor do CIEP 028 Silvestre David da Silva Cabana nos anos de 1989 a 1992. Também atuou lecionando em cursinhos pré-vestibulares, redes municipais das prefeituras de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro. Atualmente leciona desde 1985 no colégio EME.
“O professor Raimundo Madeira faz parte da minha história e com seus ensinamentos me ajudou na minha formação de profissional de engenheiro civil e com muita gratidão, estou aqui participando dessa belíssima homenagem a ele e a todos os seus colegas de profissão. Foi uma noite de muita emoção, onde vi meu filho reconhecer a importância dessa classe para nossa cidade. Parabéns a todos os professores”, disse o ex-vereador Jorge Nei Hungria.
Confira abaixo a lista com os nomes dos demais homenageados:
GERUZA REZENDE CASTRO
ELISÂNGELA BRITO PESSANHA
ETIENE MADEIRA
DANIELE SALLES
JORGE SIQUEIRA DA CRUZ
ALESSANDRA BOHRER
NIZANDRO LOPES FERNANDES
JUAN MARICATO SALABERT
VIVIAN BISPO
JORGE LUIS DE SOUZA OLIVEIRA
MARIA AUXILIADORA DE LIMA
CÁTIA LEITE
DULCY PEREIRA DE CARVALHO
MÁRCIA AMORIM CARDOSO
ROSA CRISTINA PEREIRA DE LIMA
EDME COUTINHO DE MEDEIROS
THEREZA CRISTINA GUILHERME DO NASCIMENTO
ANGÉLICA MARIA SANTOS DE LIMA CARNEIRO
ANA PAULA DE OLIVEIRA FERREIRA DOS SANTOS
ROSSANA PAULA FERNANDES
FÁTIMA RAEL
DENISE DA SILVA GOMES TERRA
MARCUS VINICIUS DA SILVA NUNES
ROSANA CRISTINA DOS SANTOS FERREIRA
REINALDO JOSÉ BIZU
RODRIGO DE OLIVEIRA REIS
DILZA LEMOS DA CRUZ DOLLINGER
DENISE NEVES CIRILO JUSTINO
REGINA DA SILVA COELI
NEIDE MARIA GOMES DOS SANTOS
GERMANO DUARTE RAMOS
MÔNICA APARECIDA MAIA
ROSANE MOTA DE LIMA DA CUNHA
ERIKA DA SILVA MIRANDA
RAFAEL MEDEIROS DE MORAIS
LUIS CLÁUDIO QUERES SILVA
ALINE NASCIMENTO DO CARMO
MARCOS JOSÉ MARTINS DA COSTA
MARCEL CORDEIRO MARÇAL
WILLIAM DOS SANTOS FRANCISCO
HARRIOS GLAUCO DA SILVA
VINICIUS OLIVIERI RODRIGUES GOMES
IANDARA MARIA ATHANASIO