A exemplo do que já ocorre em outras cidades, Nilópolis oficioalizou a campanha Janeiro Branco no calendário municipal. A nova lei entrou em vigor no último dia 21/11, quando foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) pelo prefeito Abraão David Neto (PL). A partir de agora, o município vai dedicar o mês a campanhas e ações educativas voltadas para a promoção e difusão da saúde mental.
Originária do Projeto de Lei 36/23, de autoria do vereador Rafael Santos de Oliveira – Rafael Régis (Solidariedade), a Lei 6789/23 institui no município o evento “Campanha Janeiro Branco”. Durante todo o mês, serão promovidas ações educativas em prol da promoção de hábitos e ambientes saudáveis e à prevenção de doenças psiquiátricas, com enfoque na prevenção da dependência química e do suicídio.
Porque janeiro e porque branco
Segundo o parlamentar, o mês de janeiro foi escolhido pelo fato de ser um tempo em que as pessoas repensarem suas vidas, planos e sonhos. Além disso, muitos passam pela melancolia de fim de ano, sendo esse o momento ideal para começar a cuidar da mente. Já a cor branca possui a simbologia da “fusão de todas as cores”, significando tanto a ausência como a soma de cores e representando o papel em branco, que nos convida a escrever e reescrever a história de nossas vidas. O branco é também referência de paz e espiritualidade.
“A campanha Janeiro Branco pretende criar oportunidades para falar abertamente sobre medos, frustrações, desejos, sentimentos, angústias, sonhos e planos. A terapia pode ajudar as pessoas a se sentirem melhores e a aprenderem a lidar com os problemas. Psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais podem atuar no sentido de restaurar o equilíbrio emocional, melhorar a qualidade de vida e apontar caminhos”, justificou.