A Secretaria Municipal de Transporte divulgou o balanço das ações educativas e de capacitação dos Agentes de Trânsito.
Ao todo, durante o ano de 2023, foram alcançados aproximadamente 2500 discentes entre cursos, palestras, workshops e seminários. Desde de 2021, quando da implantação da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, tendo como gestor o agente Nilton Marques, foi possível neste ano de 2023, realizar projetos voltados à atualização da legislação de trânsito (CTB/97), capacitação dos agentes de trânsito de Nilópolis e, ainda, alcançar em parcerias, outros municípios do Rio de Janeiro, que compõe o Sistema Nacional de Trânsito.
Titular da pasta desde 2021, Ricardo Gallego dos Santos Junior, ressalta a importância destes programas desenvolvidos em parceria com outras instituições e o investimento nestes servidores:
“Quando aqui cheguei e assumi a pasta, em janeiro de 2021, um dos desafios que me foi lançado pela classe era o investimento na estrutura básica, fato este, que passava também pela parte educacional, formação contínua e atualização. Aceitei o desafio e trabalhamos muito. Só de visitas para formação de parcerias realizadas nestes três anos, estivemos em 34% dos municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, o que representa aproximadamente 26 municípios do Rio de Janeiro. Isso se dá por duas questões de suma importância: o apoio do prefeito Abraão David Neto e nossa interação”, explicou.
Nilton Marques acrescenta que desde o início do projeto Capacitação e Educação para o Trânsito, o propósito foi de agregar valores que promovam acima de tudo a segurança viária, com o objetivo da preservação de vidas no trânsito, além de levar a nova realidade implantada no município que era a troca de experiências e conhecimentos.
“Passados três anos de muito trabalho, destaco as Blitzes Educativas nas vias públicas do nosso município, as palestras às instituições parceiras, como escolas, empresas das esferas públicas e privadas, sociedade civil e outras campanhas educativas durante o ano, destaca Nilton Marques.
Para 2024, Marques conta que aguarda a regulamentação do calendário de eventos do município, mas já estão no cronograma de ações da Secretaria de Transporte, o Movimento Maio Amarelo de prevenção de acidentes de trânsito e redução de mortos e feridos em decorrência destes, assim como as ações a serem desenvolvidas nas escolas públicas e privadas na Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 23/09 todos os anos.
“A inclusão destes dois programas citados, principais mensagens a serem transmitidas em todo o país pelo Sistema Nacional de Trânsito, é atualmente considerado pelos gestores o maior desafio a ser disseminado”, complementa Marques.