“Um avanço histórico no setor de Assistência Social em Nilópolis”, foi com essa frase que o vereador Leandro Hungria (Solidariedade), classificou a implantação de uma unidade do Programa “Café do Trabalhador” no município. É dele a autoria da Indicação Legislativa 52/2023 e do Requerimento 30/2023, que colaboraram, juntamente com a Indicação nº 0477/23 do deputado estadual Rafael Nobre (União Brasil), para que o programa chegasse ao município.
Inaugurada em 10 de julho de 2023, a unidade localizada ao lado do Terminal Rodoviário é resultado de parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado e garante aos moradores a primeira refeição do dia por um preço simbólico de R$ 0,50.
“Tenho muito orgulho de ter apresentado, juntamente com o deputado estadual Rafael Nobre, instrumentos legislativos para que o programa fosse implantado em Nilópolis. Claro, também não posso me eximir em agradecer o esforço do nosso prefeito Abraãozinho David, o deputado federal Ricardo Abrão e o governador Cláudio Castro, que foram sensíveis e atenderam o pedido”, exaltou o vereador Leandro Hungria.
Vereador Leandro Hungria colaborou para que o programa fosse implantado em Nilópolis. Foto: Divulgação43 mil kits distribuídos
Servidos, a partir das 04h30, os kits incluem pão com manteiga, bebida quente sem açúcar e fruta. Ao todo são servidos 250 lanches diários, de segunda a sexta-feira. A distribuição se encerra quando a quantidade de kits acaba. Ao todo a unidade já distribuiu mais de 43 mil kits desde a inauguração.
“É gratificante ver os resultados sociais de uma união de forças. Por essa razão, faço minhas as palavras do vereador Leandro Hungria e também agradeço o empenho das equipes técnicas do Município e do Estado, em especial ao governador Cláudio Castro, ao vice-governador Thiago Pampolha, à secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes e, representando Nilópolis, ao prefeito Abraãozinho e à secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Everline de Lima.”, destacou o deputado Rafael Nobre.
O objetivo do programa é promover assistência alimentar aos trabalhadores, estudantes, idosos e à população em situação de vulnerabilidade que utilizam os terminais e estações de transporte coletivo. O Café do Trabalhador é um dos principais programas de combate à fome da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
A unidade fica localizada na Rua Frei Ludolf, ao lado do Terminal Rodoviário de Nilópolis, no Centro. Não é necessário cadastro prévio e a distribuição é limitada a 250 kits diários. Atualmente, a unidade está encerrando as atividades por volta das 8h, quando acaba a quantidade de kits disponíveis.
População aprova
Morador do bairro Cabral, André Furtado, de 42 anos, é um dos trabalhadores a tomar café no local e falou da importância do projeto.
“Assim como eu, muita gente sai bem cedo de casa e as vezes nem dá para tomar café direito, isso acontece comigo e se não fosse o programa, só ia comer na hora do almoço. Agradeço demais por ter essa oportunidade”, disse.
Quem também aprovou o projeto foi Reinaldo Pereira, de 36 anos. Atualmente em situação de rua, ele já é atendido por outros programas sociais e faz questão de levar amigos para tomar café:
“É uma forma de ajudar a população, tem muita gente que precisa disso e trago todo mundo comigo, e quando dá até ajudo a pagar de quem não tem”, afirmou ele, que cata materiais recicláveis.
Morador do bairro Nossa Senhora de Fátima, Francisco Antônio, de 55 anos, também para para tomar um café antes de embarcar no ônibus que o leva para o trabalho:
“Muito legal este cafezinho para o trabalhador. Aquece o corpo e ajuda bastante a quem precisa”, pontuou.
Café do Trabalhador
O Café do Trabalhador está presente com 40 polos em 36 cidades de todas as regiões do estado do Rio. A região da Baixada contempla 25% das unidades: Duque de Caxias, Guapimirim, Japeri, Magé com duas, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e São João de Meriti.
O Café do Trabalhador funciona em áreas de grande concentração de usuários de transporte público. Assim, busca atender trabalhadores e população em situação de vulnerabilidade social.
Cada kit do Café do Trabalhador é composto de café ou leite quente sem açúcar, pão com manteiga e uma fruta. Além de guardanapo, mexedor descartável, sachês de açúcar ou adoçante. Os itens são armazenados em sacola plástica para o transporte seguro.