Desde 2013 o Encontro de Busólogos Solidários vem unindo o hobby da Busologia com a ação solidária, sem quaisquer fins lucrativos. A décima edição, realizada no último dia 13/01, arrecadou cerca de 500kg de alimentos, 75kg de rações para cães e gatos, além de 1.200 itens de limpeza, higiene pessoal, roupas, livros e eletrônicos.
Todos os donativos foram entregues neste sábado (28/01) a cinco instituições de caridade, sendo duas delas localizadas em Nilópolis.
Para a Rede de Proteção aos Animais de Nilópolis, foram destinados os 75kg de rações, que serão entregues a protetores independentes, que atuam no resgate de cães e gatos abandonados nas ruas de Nilópolis. No ato de entrega dos donativos, o presidente da Comissão de Permanente de Proteção aos Direitos dos Animais da Câmara de Nilópolis, vereador Leandro Hungria (Solidariedade), recebeu os donativos durante a realização da primeira edição do ano da Campanha Municipal de Adoção de Animais, no Calçadão Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, no Centro.
“Em nome de todos que atuam em defesa dos direitos dos animais em Nilópolis e daqueles que integram a Rede de Proteção aos Animais de Nilópolis, agradeço aos busólogos, que pela segunda vez lembraram dos nossos amigos de quatro patas. Que Deus abençoe a cada um que se dispôs a estar fazendo as doações. As rações serão distribuídas entre os protetores e tenham a certeza que chegaram em boa hora”, disse.
A Casa da Gestante Pró-vida Frei Galvão, localizada no bairro Paiol de Pólvora, foi outra agraciada com as doações da 10 edição do Encontro de Busólogos Solidários. Para lá foram destinados alimentos e itens de higiene pessoal, limpeza e cuidados com a saúde da mulher, além de roupas e enxovais.
“Agradeço de coração por todas as doações. Deus abençoe o grupo e todos os que trabalham para amenizar o sofrimento dos filhos de Deus menos favorecidos. Deus lhes recompense com benção, graças, saúde, paz e prosperidade em seus investimentos”, disse Doris Hipólito, responsável pela instituição.
Atualmente, a Casa tem prestado apoio social à mulheres vítimas das últimas enchentes ocorridas no início do ano no bairro, onde parte das suas residências tiveram suas estruturas abaladas e seguem com notificação de interdição pela Defesa Civil Municipal.
“É um trabalho lindo e não podíamos deixar de destinar parte do que arrecadamos, ainda mais depois das enchentes que assolaram Nilópolis e deixaram algumas famílias do bairro Paiol sem moradia. Esperamos que nossa doação seja um conforto diante das dificuldades”, disse Édipo Amaral, um dos organizadores do Encontro de Busólogos Solidários.
Cinco instituições beneficiadas
A Ação Cristã Vicente Moreti, a Mansão da Esperança e o Lar Infantil Santo Antônio de Lisboa foram as demais instituições que receberam os donativos apurados na 10 edição do Encontro de Busólogos Solidários. Conheça abaixo um pouco de cada uma delas e como você pode estar ajudando:
- Rede de Proteção aos Animais de Nilópolis – Surgida em março de 2021, a Rede tem o objetivo de conectar todos aqueles que têm apreço e são engajados na causa animal. Sem uma sede física, a rede atua nas redes sociais, unindo protetores independentes e voluntários, que através da troca de mensagens conseguem saber as necessidades de cada um e assim buscar uma forma de atendê-las. Uma das ferramentas que a Rede de Proteção aos Animais de Nilópolis é a Campanha Municipal de Adoção de Animais Domésticos do Município de Nilópolis, instituída pela Lei Municipal 6716/22. Para colaborar com doações, basta entrar em contato pelo Whatsapp (21) 98633-6634, ou seguir
https://www.instagram.com/rededeprotecaoanimalnilopolis/
- Casa da Gestante Pró-vida Frei Galvão (Nilópolis) – O principal objetivo do Movimento Pró-Vida, fundado em 1991 na Baixada Fluminense pela Professora Maria das Dores Hipólito Pires é a defesa da vida intrauterina onde quer que ela esteja ameaçada pelo aborto. O trabalho consiste no atendimento, aconselhamento e apoio a mulher gestante vítima de violência, risco sócia e dissuadidas de abortar, de forma a resgatar sua dignidade, além de promover a causa Pró-Vida nos segmentos políticos-sociais da sociedade. Além das doações de alimentos, itens de higiene pessoal e de limpeza, a Casa da Gestante Pró-vida Frei Galvão também aceita voluntários, como médicos, advogados, marceneiros, professores, ou quem puder estar ajudando com mão-de-obra. Para colaborar basta entrar em contato pelo Whatsapp (21) 99470-1917 ou acessar https://www.casadagestanteprovida.com/.
- Ação Cristã Vicente Moretti (Bangu) -A Ação Cristã Vicente Moretti atua como hospital, centro de reabilitação e abrigo, amparando e acolhendo pessoas com deficiências – PCDs que foram abandonados por suas famílias por motivos desconhecidos e/ou também por falta de recursos para mantê-los. O Centro Sócioassistencial oferece oficinas de ocupação útil, inclusão digital, artes, música e cinema, assim como assistência terapêutica especializada em reabilitação física e intelectual e atendimentos médicos para todas as idades. Para colaborar com doações, basta entrar em contato pelo Whatsapp (21) 99149-3181 ou acessar https://vicentemoretti.org.br/.
- Mansão da Esperança (Duque de Caxias) – A Mansão da Esperança é uma instituição de longa permanência, com capacidade para até 60 idosos, que recebem atendimento médico e todos os cuidados necessários. Para colaborar com doações ou se voluntariar, basta entrar em contato pelo telefone (21) 2771-2591 ou acessar https://mansaodaesperanca.org.br/
- Lar Infantil Santo Antônio de Lisboa (Niterói) – Parte integrante do Instituto das Irmãs Missionárias de Santo Antônio, o Lar Infantil abriga a creche – chamada Orfanatinho – que atende meninas de 2 a 8 anos em horário integral, de segunda a sexta feira, onde são realizados além do acolhimento, educação básica e cuidados de saúde. Atualmente o trabalho no Instituto é desenvolvido por um grupo de Irmãs Franciscanas que, mesmo sem qualquer apoio governamental, conta com a bondade de benfeitores e voluntários para entregar educação, alimentação e cuidados de saúde às crianças e jovens acolhidas. Para colaborar com doações ou se voluntariar, basta entrar em contato pelo Whatsapp (21) 97189-2916 ou acessar https://orfanatosantoantonio.com.br/ .
“Muito mais do que angariar as doações, também queremos chamar a atenção para a necessidade que as instituições de caridade possuem. Claro que as doações materiais são de extrema importância, mas se cada um puder destinar pelo menos um dia do mês a se voluntariar também será de muita ajuda, principalmente para atuar na limpeza e na manutenção”, disse André Moreira, integrante da organização do Encontro de Busólogos Solidários.
Como foi a edição comemorativa
Neste ano, o Encontro de Busólogos Solidários comemorou dez anos e no último dia 13 de janeiro, o movimento de pessoas que se intitulam “loucas” por ônibus, os “Busólogos”, que se reúnem nas redes sociais para discutir temas relacionados ao transporte coletivo, encararam o dia chuvoso e participaram de um City Tour pelas zonas Norte, Oeste e Sul do Rio de Janeiro. Os ônibus partiram dos terminais rodoviários Novo Rio, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói, além do bairro de Deodoro.
Ao todo foram nove ônibus. Cinco deles levaram os participantes para conhecer áreas turísticas da capital fluminense, com destaque para a orla da Barra da Tijuca e da Zona Sul, além do Alto da Boa Vista e do charmoso bairro da Urca.
O itinerário foi o mesmo feito na primeira edição do Encontro de Busólogos Solidários, realizados em 2013. A empresa Real, que naquele ano, havia cedido o ônibus para o passeio, neste ano de 2024 abriu as portas da sua garagem para que os participantes pudessem conhecer a empresa, assim como cedeu o espaço para que os ônibus da comitiva pudessem ficar estacionados.
Promovido pelo Nilópolis Online, pela Onboard e pelos grupos Busologia do RJ e Mobilidade Fluminense, a edição comemorativa pelos dez anos do Encontro de Busólogos Solidários contou com o apoio de Connect, Alta Performance, Rio Ônibus, TransÔnibus, Rioter, JMA Simões, Pereira Salles, e das empresas de transportes Real, Expresso Recreio, Viação Ponte Coberta, Linave, Vila Real, Vera Cruz, Viação Ideal, Expresso Garcia, Helena Tur, Transportes Costa e Top Rio.
Indiretamente o evento também contou com o apoio de órgãos públicos relacionados ao transporte por ônibus.
Ainda dá tempo de ajudar
Caso você não tenha participado do City Tour e queira fazer sua doação, entre em contato através do Whatsapp (21) 99184-8430.
“O Busólogos Solidários sem dúvidas é um evento social dentro do hobby da busologia que tomou uma grande proporção dentro e fora do estado. Tudo isso é graças aos nossos parceiros e colegas de hobby que somam em um só propósito: fazer o bem, sem olhar a quem. Fico mais feliz que mesmo diante do tempo instável, tivemos a presença de mais de 80% dos inscritos e todos nós da organização agradecemos a cada um dos que fizeram a sua doação”, afirma Luan Costa, coordenador do Busologia do RJ.
“Vivemos um momento de celebração, onde também aproveitamos para relembrar aquela primeira edição. Foi maravilhoso e aproveito para agradecer a todos que direta ou indiretamente colaboraram para que esta edição comemorativa fosse realizada”, concluiu Luan Costa.