Início de mais um ano (2024), e desta forma, também inicia-se o novo cronograma das campanhas educativas de trânsito a serem realizadas de janeiro a dezembro pelos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, que faz menção em sua principal mensagem: “Paz no trânsito começa por você”.
A Resolução N° 1000, instituída pelo Conselho Nacional de Trânsito, em 14 de setembro de 2023, estabelece não só a mensagem principal, que deve ser veiculada obrigatoriamente nos meios de comunicação social em toda peça publicitária destinada à divulgação ou com a finalidade de promover produtos originários da indústria automobilística e/ou afins.
Todos os anos, desde de a vigência do Código de Trânsito Brasileiro, é instituído o calendário, cronograma, a ser adotado pelos órgãos de trânsito componentes do Sistema Nacional de Trânsito por todo o país. Aqui no estado do Rio de Janeiro, outras instituições têm cumprido o seu papel, que é fomentar por meio da educação para o trânsito, na sociedade civil, escolas e instituições públicas e privadas, centros de formação de condutores, setores públicos no âmbito da saúde, entre outros.
Em Nilópolis a situação não será diferente. A Secretaria Municipal de Transporte, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito já elaborou um cronograma de ações e pretende em 2024, ampliar o número de 2500 colaboradores alcançados em 2023, através de cursos, palestras, seminários e ações práticas nas vias.
“Temos hoje parcerias firmadas com diversos segmentos das esferas: federal, estadual e municipal, além das instituições do setor privado, que aos poucos, vêm aderindo a este modelo de projeto, levar educação de trânsito em seus ambientes no dia a dia, onde que possibilita impactar gradativamente o nosso principal objetivo que é preservar vidas no trânsito”, ressalta o secretário de Transporte, Ricardo Gallego dos Santos Jr.
Cabe ainda aqui ressaltar, que esta Resolução Contran citada, n° 1000, entra em vigor a partir de 1° de janeiro de 2024. Desta forma, é de extrema relevância, que às campanhas educativas, sejam norteadas dentro do cronograma estabelecido, aonde que este (cronograma) fica acessível na página da Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo de trânsito do país, afim de trazer esclarecimentos e aprofundamento no tema aqui explanado.