Além dos tradicionais blocos que levam os foliões às ruas de Nilópolis, esta época do ano também inclui eventos voltados especialmente para as crianças. Não somente destinado para jovens e adultos, o carnaval também pode ser divertido para a criançada.
A partir deste sábado (10/02), a folia para os pequenos começa em três pontos localizados nos bairros Nova Cidade, Nossa Senhora de Fátima e no Centro. Os pequenos e as famílias poderão brincar e se divertir com marchinhas tradicionais e grandes sambas-enredo das escolas de samba. Prepare a serpentina e capriche na fantasia das crianças.
Confira abaixo a programação especial para os pequenos foliões:
Nova Cidade – A folia infantil irá acontecer no dia 10, a partir das 13h, no Parque Municipal Professora Sara Areal, que fica na Rua Gonçalves Dias. Até as 17h, a criançada poderá brincar à vontade em brinquedos infláveis e se esbaldar com pipoca, algodão doce e guaraná que serão distribuídos.
Nossa Senhora de Fátima – A Praça Benedito Vaz Vieira, localizada na Avenida Mirandela com a Rua Roldão Gonçalves, será palco de um bailinho no dia 10, a partir das 17h. Brinquedos infláveis estarão à disposição dos pequenos, que ainda poderão se deliciar com pipoca, algodão doce e guaraná.
Centro – O palco oficial da folia em Nilópolis também terá a sua matinê. Nos dias 10 a 13 de fevereiro, os pequenos foliões poderão brincar à vontade ao som das marchinhas e muita animação. O palco estará montado na Praça Vereador Orlando Hungria, localizada na Avenida Mirandela. O início do Carna Kids está previsto para as 15h.
Dicas para curtir tranquilamente o carnaval com as crianças
Identificação – É de extrema importância que a criança tenha algum tipo de identificação: pulseiras com telefone e nome dos pais para contato são imprescindíveis.
Confetes, Serpentinas, Buzinas e Espuma – Principalmente em relação a crianças pequenas, é melhor mantê-las afastadas de confetes. É comum colocar coisas pequenas na boca e é aí que mora o perigo: os confetes podem fazê-los se engasgar. Ainda, se forem de alumínio, podem até mesmo cortar a pele. Se a criança já tiver um pouco mais de idade, opte pelo confete de papel.
Deve-se ter atenção à serpentina também: instrua as crianças para que elas não a enrolem no pescoço e nem nos dos colegas.
Também, à primeira vista inofensiva, a buzina pode trazer danos irreparáveis à audição dos pequenos, causando até mesmo surdez: jamais permita que uma criança aperta a buzina próxima da orelha – deve-se ter cuidado para que a mesma não faça no ouvido dos amiguinhos. No geral, é melhor vetar o uso de buzinas.
O último item a se ter cuidado são os sprays de espuma. Por serem inflamáveis, é necessário orientar a criança e se possível sempre estar ao lado durante a brincadeira.
Água – Tenha em mente que, por ser em uma época muito quente e com muitas pessoas, há um alto índice de desidratação durante o carnaval, e os pequenos também sofrem perda de líquidos e sais do corpo. Não se esqueça de fazê-los ingerir bastante água e sucos naturais. Chás gelados – principalmente de hibisco – ajudam a abaixar a temperatura corporal e a evitar a desidratação. E os papais, é claro, também devem se manter hidratados.
Alimentação – Sabemos que frituras e lanches são os preferidos das crianças, mas é necessário ter um equilíbrio: leve também lanchinhos saudáveis, como frutas, sanduíches naturais (de preferência feitos em casa), sucos, etc.
Fantasia e maquiagem – A fantasia também deve ser levada em conta: opte por aquelas de tecidos leves e confortáveis, que permitam que o corpo respire. E praticidade sempre! Fantasias muito complicadas podem impedir a criança de fazer xixi normalmente, o que pode ocasionar alguns acidentes. Quanto mais simples, melhor. O glitter, além de poder causar irritação na pele dos pequenos, também é altamente insustentável e danoso para o meio ambiente.