Foi publicado no Diário Oficial do Município, na edição do último dia 09/02, o Decreto Municipal 5.170/2024, que revogou o decreto 5.071/2023, que tratava da desapropriação dos terrenos localizados nos lotes 143, 145 e 147 da Estrada Manoel Reis, no bairro de mesmo nome. O local havia sido escolhido para receber uma Unidade de Pronto Atendimento Pediátrica (UPA-Pediátrica), em Nilópolis.
Segundo a prefeitura, a revogação atendeu a uma decisão judicial, após processo impetrado pelos proprietários dos imóveis, que conseguiram reverter a decisão da municipalidade. Com isso, a prefeitura já está oferecendo um outro local, no bairro de Olinda, para que a unidade seja implantada.
A implantação da UPA Pediátrica será feita pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Nilópolis. O objetivo da unidade especializada no atendimento às crianças e adolescentes é desafogar o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA 24h), localizada no bairro Cabuís.
Rafael Nobre e Leandro Hungria pediram a unidade
A implantação de uma nova Unidade de Pronto Atendimento Pediátrica (UPA-Pediátrica), em Nilópolis, atende aos pedidos feitos pelo deputado estadual Rafael Nobre (União Brasil) e pelo vereador Leandro Hungria (Solidariedade). Cada um suas esferas, usou instrumentos legislativos para fazer a cobrança aos governos municipal e estadual.
Como membro do Legislativo estadual, Nobre apresentou as indicações 0193/23 e 0081/23, encaminhadas ao governador Cláudio Castro. Já o vereador Leandro Hungria é autor dos requerimentos 063/2022 e 058/2023 – aprovados por unanimidade na Câmara Municipal e também remetidos ao governador – e da Indicação Legislativa 112/2023, onde solicita ao prefeito Abraão David Neto (PL) que interceda junto ao Governo do Estado e solicite a implantação da unidade especializada.
No dia 19/06/2023, durante reunião com o deputado estadual Rafael Nobre e o prefeito Abraão David Neto, o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr,. mais conhecido como Dr. Luizinho, já havia confirmado que o governo estadual iria construir a UPA Pediátrica em Nilópolis.
“Agradeço imensamente ao governador Cláudio Castro por todo o carinho com Nilópolis, ao secretário Dr. Luizinho, por sua gentileza e prontidão em nos atender e se comprometer com as demandas que levamos. Ao lado de nosso prefeito tenho travado uma luta por constantes melhorias para Nilópolis. Destaco os avanços que tivemos hoje, quando conseguimos firmar compromissos para a área da saúde em Nilópolis, que incluem a reabertura do Hospital JK, a clínica veterinária e a UPA Pediátrica, um sonho meu desde os meus tempos de vereador, e que agora se tornará realidade, por meio de uma Indicação minha como deputado”, disse Rafael Nobre.
O vereador Leandro Hungria faz coro com o deputado Rafael Nobre, reitera os agradecimentos e garante que muitas novidades ainda estão por vir:
“O governador Cláudio Castro e o deputado estadual Rafael Nobre, assim como o secretário Dr. Luisinho, têm sido grandes parceiros de Nilópolis. Como vereador tenho levado muitas demandas e a maioria dela, dentro do possível, estão sendo atendidas. Mais recentemente recebi a maravilhosa notícia de que também seremos beneficiados com um Hospital Veterinário Estadual, que somado à nossa Clínica Municipal Veterinária, irá dar dignidade aos pets de Nilópolis e dos municípios vizinhos. Vamos que vamos, o trabalho não para!”, disse Hungria.
Ainda não há nenhum prazo para contratação de empresas nem início da obra em Nilópolis, pois alguns trâmites legais ainda estão sendo feitos.
Nilópolis já teve UPA Pediátrica
Em 2016, o então prefeito Alessandro Calazans, após inaugurar a ala de atendimentos de urgência e emergência do Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, transformou a UPA24h do bairro Cabuis em uma UPA Pediátrica. Na UPA, os pequenos nilopolitanos passaram a contar com um ambiente mais colorido e acolhedor, humanizando o atendimento médico infantil.
Porém, pouco mais de um ano após ser inaugurada, alegando problemas estruturais no imóvel, a UPA Pediátrica foi fechada.