Segundo o dicionário o termo “Prodígio” serve para denominar “Pessoa que demonstra possuir uma inteligência extraordinária ou um talento excepcional para a sua idade”. É dessa forma que o jovem Matheus Phillipi Moura de Araújo Oliveira está sendo chamado pelos amigos e familiares.
Com apenas 16 anos, completados em julho de 2023, Matheus está prestes a se tornar um dos alunos mais jovens do curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Como se não bastasse, ele ficou na 13ª colocação de um total de 120 vagas. Mas como a legislação determina que o aluno só possa cursar o Ensino Superior após ter concluído o terceiro ano do Ensino Médio, o jovem irá participar do Exame Estadual de Certificação da Rede Ceja 2024. Sendo aprovado, ele estará apto a começar os estudos na UERJ.
Ainda assim, para matricular o estudante, a família entrou na Justiça para pedir a conclusão do ensino médio, assim a sua vaga está garantida até que saia o resultado do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos).
Mamãe orgulhosa
A mãe, Shandra Moura, como não poderia ser diferente, está orgulhosa com a conquista do filho:
“Gratidão a Deus e muito feliz em ver que todo amor, cuidado e esforço semeados em sua vida estão frutificando. Esse resultado nos testifica que o coração e a vida dele, são um solo fértil e que corresponde a todo esse plantio”, disse.
E a emoção de Shandra é em dobro. O irmão de Matheus, Davi, de 18 anos, passou para Letras e Inglês na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Psicóloga e escritora
Shandra Moura, que é psicóloga, lançou em setembro de 2023 o livro “Em Busca do Meu Eu Verdadeiro – Quem é Você de Verdade?”, durante o 1º Festival Literário e Cultural da Baixada Fluminense (FLIC-BF), realizado no Parque Municipal Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão.
Quando a autora Shandra Moura, decidiu cursar psicologia na cidade do Rio de Janeiro, não imaginava todo o conhecimento que adquiriria e toda a transformação pela qual passaria decorrente da escolha dessa profissão.
É justamente, um pouco dessa experiência e desse conhecimento que a nilopolitana busca passar em seu livro.
“Na busca por quem somos de verdade nos deparamos com tantas incertezas e crenças limitantes que, perdemos nossa real identidade, nos impedindo de viver de forma consciente e plena. O nosso caderno terapêutico é uma ferramenta que nos oferece um leque de possibilidades e nos mostra que é possível sim, nos apropriarmos de quem realmente somos e que nesse caminho, “o nosso” espaço é muito mais amplo do que podemos imaginar, ele pode ser no setting terapêutico, na internet, no seu quarto, no trabalho, viagem, passeio, em qualquer lugar… não importa… quem decide, quem escolhe, quem o faz, é você. No processo Em Busca do Meu Eu Verdadeiro nós temos a oportunidade de viver uma experiência profunda, rica e ousada. Reservada apenas para aqueles que querem ser de verdade”, conta a psicóloga, nascida, criada e moradora de Nilópolis.
O livro pode ser adquirido na internet. Basta acessar https://buscadomeueuverdad.wixsite.com/em-busca-do-meu-eu-v . Há a opção de receber o livro em sua residência ou trabalho.