O talento do nilopolitano continua a brilhar e ajudar no crescimento fora dos limites de Nilópolis. O setor cultural de Japeri ganhou um importante reforço em agosto de 2023. A Prefeitura inaugurou mais um polo do Estação Cultura, que funciona no Centro Cultural Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães. O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e o curso de Produção Cultural do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) de Nilópolis e tem como objetivo oferecer um espaço de apoio aos agentes culturais da cidade.
O japeriense que comparecer ao Centro Cultural, em Engenheiro Pedreira, recebe auxílio dos estudantes nilopolitanos para criar portfólio, elaborar projetos, se cadastrar no mapeamento de agentes culturais do município, fazer inscrições em editais e leis de incentivo, além de ser orientado sobre a prestação de contas de projetos culturais. Vale lembrar que Japeri conta com um outro polo do Estação Cultura, que funciona na sede da Secult (Rua Rosária Loureiro, 181. Centro).
Para o secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Jr., o polo em Engenheiro Pedreira é fundamental para facilitar o acesso dos moradores da região aos serviços ofertados pela administração municipal.
“Os agentes culturais de Engenheiro Pedreira precisavam se deslocar até Japeri, pagavam passagem e tinham custos. Com o Estação Cultura no Centro Cultural, esse acesso se torna mais fácil. O novo polo oferecerá os mesmos serviços”, apontou o gestor.
O polo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O atendimento pode ser agendado por meio do whatsApp: (21) 99292-2448.