O Instagram e Facebook ficaram fora do ar nesta terça-feira (5) por volta das 12h30. Até a última atualização desta reportagem, as redes ainda apresentavam instabilidade e não havia previsão de quando seriam normalizadas.
Dentre as anormalidades estão, desde a impossibilidade de atualização dos feeds até o “sumiço” de contas.
O site Downdetector registra mais de 19 mil reclamações de usuários do Instagram no Brasil, enquanto o Facebook, mais de 27 mil. As notificações começaram a disparar por volta das 12h30.
Diversos usuários de redes sociais da Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, reclamam e compartilham problemas por instabilidade. Os relatos se concentram no X (antigo Twitter) em virtude do ‘apagão’ nas outras plataformas.
O diretor de comunicações da Meta, mantenedora do Facebook e do Instagram, Andy Stone, publicou no X, antigo Twitter, que a empresa está ciente dos problemas que os usuários estão enfrentando ao tentar acessar os serviços e que está trabalhando para resolvê-los.
Outros países também relatam problemas. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Facebook tem mais de 200 mil reclamações, enquanto o Instagram, mais de 40 mil.
Já no Reino Unido, são mais de 150 mil reclamações no Instagram, e mais de 25 mil no Facebook.
Ainda não há detalhes sobre o motivo da instabilidade dos aplicativos. Procuramos a Meta, dona das duas redes sociais, e aguardamos por um posicionamento.
Por volta das 13h45, usuários começaram a relatar que já estavam conseguindo acessar o Facebook, porém, a instabilidade ainda afetava usuários do Instagram.