Um golpe que está ocorrendo em várias cidades do Brasil também está sendo aplicado em Nilópolis. Os criminosos usam mensagens SMS e de WhatsApp para aplicar o crime. Eles destinam essas mensagens para os beneficiários do programa Bolsa Família, informando que o usuário precisa se regularizar para que não perca o benefício, dando prazo e colocando um suposto link para a atualização do cadastro, o que não passa de uma fraude. Há casos em que os criminosos são ainda mais audaciosos e fazem ligações.
As mensagens falsas informam que, caso o cidadão não atualize o Cadastro Único pela internet, corre o risco de perder os benefícios sociais do governo federal, estadual ou municipal. Normalmente, o remetente se passa por órgãos como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
A auxiliar de serviços gerais, Lúcia Amaro, foi uma das beneficiárias que recebeu a mensagem:
“Recebi a mensagem na segunda-feira, dia 15/04, estranhei, pois já havia feito o recadastramento no CRAS. Como moro perto, decidi ir pessoalmente lá no CRAS para ver se tinha dado algum problema. Chegando lá, a menina me disse que eu não era a primeira pessoa que tinha recebido essa mensagem e me garantiu que é um golpe e pediu para não clicar em nada e nem passar dado algum. Ela me explicou que o recadastramento só pode ser feito por mim e indo ao CRAS”, contou.
Uma moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima, mãe de duas filhas e desempregada, não teve a mesma sorte e acabou sendo vítima do golpe. Depois de uma ligação suspeita, R$ 200 foram retirados de sua conta. Segundo a beneficiária de 26 anos, que preferiu ficar no anonimato, a vítima é orientada a seguir o passo a passo do recadastramento via um aplicativo de mensagens e a enviar códigos solicitados.
“Fiquei com medo de perder o Bolsa Família, preciso muito desse dinheiro e acabei acreditando na pessoa. Fiz tudo, depois quando fui tentar pagar uma compra no mercadinho, passei o cartão e deu recusado. Fui ver o saldo da minha conta e não tinha nada, tiraram o que ainda ficou lá para usar”, lamenta.
Como funciona o golpe?
O golpe ocorre principalmente por dois meios, ligações ou mensagens.
Geralmente, em ambos os casos, os criminosos fingem serem representantes do aplicativo Caixa Tem ou do CRAS. Em posse do nome da possível vítima, os golpistas informam que ela corre o risco de perder o seu benefício caso não atualize seu cadastro imediatamente. A partir daí, no caso das ligações a conversa é canalizada para um aplicativo de mensagens, onde os fraudadores demandam o envio de códigos ou enviam links externos que direcionam as vítimas para outros sites.
No caso do SMS ou do Whatsapp, os golpistas já mandam a mensagem com um link, ao clicar, a vítima acaba sendo direcionada um site onde é pedido que informem dentre outros dados, a senha de acesso à conta bancária onde é depositado o benefício. Com acesso a dados pessoais, a conta da vítima é violada e, em alguns casos, até bloqueada.
Como se proteger dos golpistas?
A principal dica para evitar esses golpes é não compartilhar quaisquer dados ou informações pessoais por telefone ou aplicativos de mensagens.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, informou que NÂO envia links para atualização cadastral. A inscrição e atualização no Cadastro Único são feitas exclusivamente de forma presencial, nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, nos bairros que as famílias residem.
O Ministério informou ainda, que a Polícia Federal já foi informada sobre os casos e pede que os beneficiários denunciem o golpe através do Disque Social 121.
Além disso, os beneficiários podem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na Rua Pedro Álvares Cabral, 305 – 2º andar, no Centro, caso queiram tirar dúvidas sobre o procedimento, ou entrar em contato pelo telefone (21) 2691-1745. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceto em feriados e pontos facultativos.