O Movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo incentivar a realização de ações e campanhas coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, com foco na segurança viária e na prevenção de acidentes. Em 2024, o tema da campanha adotado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é “Paz no Trânsito Começa por Você”.
Como parte das ações que estão sendo realizadas no município, a Secretaria Municipal de Transportes, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, promove no próximo dia 21/05, o II Seminário Municipal de Trânsito. O evento, que será realizado no auditório da 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, tem como objetivo debater ações para reduzir o número de acidentes de trânsito em Nilópolis.
Previsto para iniciar às 9h30, o seminário terá vasta programação, com palestras e uma mesa de debates com autoridades de trânsito de outros municípios. Confira abaixo a programação completa:
9h30 – Recepção aos Convidados
10h – Composição da Mesa de Autoridades
10h20 – Apresentação do tema adotado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para o ano de 2021: “Paz no Trânsito Começa por Você”.
10h40 – Palestra com o Policial Rodoviário Federal Leandro Macedo. Tema: PNATRANS e a Segurança no Trânsito
11h – Palestra com o ex-secretário municipal de Saúde, Uillen Barbosa. Tema: Acidentes de Trânsito envolvendo motociclistas
11h40 – Intervalo
12h – Mesa de Debates com profissionais e autoridades de trânsito.
13h30 – Encerramento
O evento é aberto ao público e não há necessidade de cadastro prévio. A 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil fica na Rua Tancredo Lopes, 135 – Centro.
Maio Amarelo
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. A cor amarela simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
Diversas atividades são desenvolvidas ao longo do mês para alcançar os mais diversos públicos: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
A campanha tem como público-alvo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. Em 2024, a proposta é que estas entidades apresentem ações desenvolvidas ou planejadas para contribuir com a paz no trânsito.