Como parte da programação pelo Maio Amarelo, o coordenador de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transportes de Nilópolis, Nilton Marques, esteve nos dias 06 e 07 de maio, em São Paulo, participando de uma capacitação e intercâmbio de experiências junto ao Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
De acordo com Marques, o objetivo da visita foi angariar conhecimento e experiência na atividade de fiscalização de trânsito, uma vez que a instituição é uma das mais completas do país na formação e aperfeiçoamento dos policiais que atuam na atividade de policiamento de trânsito, assim como na preservação de vidas no trânsito.
“São Paulo é hoje o estado que tem os mais avançados recursos, sejam humanos ou tecnológicos. A CPTran é referência em fiscalização de trânsito e por isso, cumprindo o determinado pelo nosso prefeito Abraãozinho e pelo secretário Galeguinho, estive reunido com o Capitão Vaz de Lima, que atualmente chefia o setor, para angariar conhecimentos e técnicas em procedimentos operacionais padrões, que serão repassadas aos nossos agentes que atuam no trânsito em Nilópolis”, explicou.
Marques acrescenta ainda que instituição paulista foca o treinamento dos seus agentes em minimizar os erros:
“Só na capital paulista são mais de mil policiais atuando na fiscalização de trânsito e preservando vidas no trânsito, isso sem esquecer que são policiais e constantemente são acionados também para atuar em ocorrências. Cabe ainda ressaltar o investimento do Governo do Estado de São Paulo, pois sem ele ficaria inviável se chegar a um nível tão elevado de atuação, na prestação do serviço público de eficiência à sociedade local”, complementou.
Programa de Policiamento de Trânsito
Diferente do que acontece em Nilópolis, onde a fiscalização do trânsito é de competência municipal, na cidade de São Paulo, graças ao convênio firmado entre o estado e o município, a atividade é exercida por policiais militares que fazem parte do quadro do Comando de Policiamento de Trânsito.
Através do programa de policiamento de trânsito, a prevenção aos delitos nos principais cruzamentos da cidade de São Paulo e a fluidez do tráfego são priorizados, melhorando a fiscalização de trânsito.
Os policiais militares deste programa de policiamento são preparados e, recebem instrução sobre legislação de trânsito e de técnicas e procedimentos operacionais padrão voltados ao melhor desempenho na atividade. Na capital, este programa atua em pontos previamente selecionados e estudados criteriosamente, visando também à redução de índices criminais.
Os agentes que atuam nesse programa também realizam operações específicas, que tem sua atenção voltada a coibir o uso de álcool por condutores e a fiscalizar o transporte de produtos perigosos.
Conhecimentos serão replicados
Outro destaque é a participação neste intercâmbio do Major Julyver Modesto de Araújo, que fez toda a sua carreira no CPTRan, e hoje possibilita esse network com órgãos de trânsito nas esferas estadual e municipal, com sua interlocução positiva, com as autoridades na cidade de São Paulo.
Mestre Julyver, como é conhecido é Doutorando e Mestre em Direito, Prof° de Legislação de Trânsito, Especialista em Trânsito, Escritor na área de trânsito com mais de 50 livros e artigos já escritos em todo o país, doutrinador e conselheiro do CETRAN – SP desde 2003.
“Desde que assumi a gestão da Secretaria Municipal de Transporte, não economizamos esforços para capacitar nossos agentes e pessoal de apoio. O agente Nilton Marques sempre empenhado em trazer conhecimento é um importante colaborador das melhorias que estamos implantando. Em breve traremos muitas novidades para os munícipes”, disse o secretário de Transportes, Ricardo Gallego Jr.