O feriado de Corpus Christi (30 de maio) está chegando e, com ele, a famosa confecção de tapetes. Para garantir a segurança dos participantes dessa festa religiosa, algumas ruas de Nilópolis estarão interditadas.
Na região do Centro, a Rua Roberto Silveira e a Avenida Mirandela terão pontos de interdição total ao trânsito. Já em Olinda, as interdições atingirão as ruas Joaquim Máximo Soares e Nilo Peçanha. Em todos os pontos, os bloqueios começam a ser montados às 7h do dia 30. A previsão é que a liberação total das vias só ocorra às 20h, após a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizar a limpeza.
Na paróquia Nossa Senhora Aparecida, a missa solene será realizada às 16h, na Praça Benedito Vaz Vieira, dali os fiéis seguem em procissão até a igreja. Na Nossa Senhora da Conceição, a missa solene será realizada às 17h, na Praça Prefeito Miguel Abrão com os fiíes caminhando em procissão até a igreja. Na Igreja de São Sebastião em Olinda, a missa será às 17h, iniciando na Rua Joaquim Máximo Soares, em seguida os fiéis seguem procissão até a igreja, passando pelas ruas Éster e Avelina.
“É uma tradição na nossa cidade e nossos agentes estarão dando todo o suporte para que a confecção dos tapetes possa ser feita com toda a tranquilidade. Mas também não podemos esquecer, apesar do feriado, temos muitos moradores que precisam fazer seus deslocamentos pela cidade e por isso, montamos um esquema de trânsito, para garantir o ir e vir”, disse o secretário de Transportes, Ricardo Gallego Jr.
Confira abaixo onde serão as interdições
Centro
A Avenida Mirandela será totalmente interditada entre a Praça Benedito Vaz Vieira e a rua Pracinha Wallace Paes Leme. O acesso às ruas Eliseu de Alvarenga e João Evangelista de Carvalho no trecho entre as ruas Pedro Álvares Cabral e Alberto Teixeira da Cunha só será permitido aos moradores, assim como as demais ruas que dão acesso à Avenida Mirandela.
A orientação da Secretaria de Transportes para quem deseja fazer o deslocamento entre os bairros Centro e Nossa Senhora de Fátima é fazer o uso das ruas Mário de Araújo, Pedro Álvares Cabral e Alberto Teixeira da Cunha.
A Rua Roberto da Silveira ficará totalmente interditada entre a Praça Prefeito Miguel Abrão e a rua Senador Fernando Mendes. A orientação da Secretaria Municipal de Transportes é para que os motoristas usem a Rua Nilo Peçanha e depois a rua Vereador Francisco Nunes para acessar a Estrada dos Expedicionários, que é o acesso direto ao Viaduto Nelson Abrahão David e as ruas que dão acesso aos bairros Nova Cidade, Paiol de Pólvora e Cabuís, além do município de São João de Meriti.
O acesso às ruas que estarão interditadas só será permitido aos moradores, assim como as demais ruas que dão acesso à rua Roberto Silveira.
Olinda
Em Olinda o maior ponto de interdição será na Rua Joaquim Máximo Soares, no trecho entre as ruas Getúlio Vargas e João Pessoa. O acesso só será permitido aos moradores, assim como as demais ruas que dão acesso à ela.
A Paróquia Santíssima Trindade deve realizar a confecção dos tapetes no próprio pátio da igreja, porém, caso seja necessário, a Secretaria Municipal de Transportes informou que poderá interditar a Rua Nilo Peçanha no trecho onde fica a paróquia.
Operação dos ônibus
Com as vias interditadas, algumas linhas de ônibus sofrerão mudanças no itinerário. Confira abaixo:
138I (Duque de Caxias x Nilópolis – Via Mirandela) – Das 7h às 20h, no sentido Duque de Caxias, os ônibus deixarão de passar pela Avenida Mirandela, fazendo o trajeto a partir do ponto final pela Rua Pedro Álvares Cabral e no sentido contrário usarão a Rua Mário de Araújo para chegar ao bairro Nossa Senhora de Fátima. Os veículos também não irão passar pela Praça Prefeito Miguel Abrão, os ônibus em ambos os sentidos, usarão a rua Vereador Francisco Nunes e a rua Nilo Peçanha para voltarem ao percurso normal. A empresa Master informa que poderá fazer ajustes pontuais para garantir a circulação da linha.
431I (Nilópolis x Nova Iguaçu), 439I (Mesquita x Nilópolis), 001 (Mirandela x Cabral) e 478 (Mesquita x Central do Brasil) – As linhas usarão a Rua Pedro Álvares Cabral para chegar ao Centro de Nilópolis. Já no sentido contrário, o itinerário será feito pela Rua Alberto Teixeira da Cunha.
As linhas 04 (Paiol de Pólvora x Nova Cidade), 434L (Nova Iguaçu x Sulacap) e 451T (Duque de Caxias x Campo Grande), em ambos os sentidos, usarão a rua Vereador Francisco Nunes e a rua Nilo Peçanha para voltarem ao percurso normal.
A linha 103I (Nilópolis x Shopping Grande Rio) terá o seu ponto final transferido para embaixo do Viaduto Nelson Abrahão David.
Corpus Christi
O Dia de Corpus Christi, em que os cristãos comemoram o Mistério da Eucaristia – Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, representados de maneira figurada pelo pão e vinho, recorda a última ceia de Jesus com os apóstolos.
O feriado é marcado pela confecção dos tapetes de serragem que colorem ruas e avenidas de várias cidades brasileiras. Em Nilópolis a tradição começou em meados dos anos 90 na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Centro do município, por iniciativa do frei Vitalino Piaia. Depois, outras paróquias repetiram o feito, que se mantém até os dias atuais.
Nas Igrejas participantes, grupos de fiéis se organizam logo nas primeiras horas da manhã, iniciando com a marcação do chão e a separação dos temas, acompanhados pelos párocos. Essas igrejas, possuem molduras vazadas, feitas de madeira, que moldam o contorno dos tapetes que são marcados com giz e pedras de gesso. Antes, parte do material usado na confecção dos tapetes, como borra de café, casca de ovo e tampinhas de garrafas são armazenados nas casas dos fiéis durante todo o ano que precede a data dessa solenidade.
Apesar da sua origem religiosa, a confecção dos tapetes se tornou um dos maiores espetáculos artísticos a céu aberto. Pessoas de religiões variadas também participam, alguns vêm fotografar, outros apenas apreciar a arte, trazendo companheiros e filhos, outros ficam nos bares comentando e analisando os quadros mais belos.
A Prefeitura de Nilópolis dará apoio, através das secretarias de Serviços Públicos, que fará a limpeza das vias após o encerramento das procissões; de Transportes que irá providenciar a interdição das ruas e o desvio dos veículos e a de Segurança Pública com agentes que irão colaborar com a tranquilidade dos eventos