A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, implementou mais uma mudança no trânsito da Rua Antônio João de Mendonça, no Centro. Atendendo a pedido de moradores da localidade, o trecho entre a rua João Pessoa e a travessa Maria da Conceição, passou a ter sentido duplo de direção.
De acordo com a Portaria 006/2024, além da adoção do novo sentido de direção, o texto também proíbe que caminhões, ônibus, micro-ônibus e demais veículos pesados acessem a Rua Antônio João Mendonça pela Rua João Pessoa, assim como os mesmos tipos de veículos estão proibidos de passar pela travessa Maria da Conceição, salvo casos de veículos em atendimento de serviços essenciais, como a coleta de lixo.
“As mudança foi pedida por moradores daquela localidade, que para chegarem até suas residências, eram obrigadas a dar a volta no quarteirão, algo que por conta do trânsito pesado na Alberto Teixeira da Cunha, fazia com que o percurso demorasse quase meia hora. Mas fomos obrigado a impedir a circulação de veículos pesados no sentido Centro da Rua Antônio João de Mendonça no trecho liberado a mão dupla, assim como na Travessa Maria da Conceição, que é muito estreita e não comporta o trânsito desses veículos”, explicou o secretário de Transportes, Ricardo Gallego Jr.
O secretário acrescenta ainda, que o trecho entre a Rua Getúlio Vargas e a Travessa Maria da Conceição permanece em mão única no sentido Gericinó, e liberado para todos os tipos de veículos:
“Importante frisar que mantivemos a mão única no trecho da Antônio João de Mendonça a partir da Getúlio Vargas em direção ao Gericinó. Ali não há como ser diferente, não podíamos liberar o cruzamento com a Getúlio Vargas. Seria um retrocesso e iriamos colocar em risco a vida de muitos motoristas”, concluiu.
Como fica o trânsito
O motorista que está na Rua João Pessoa agora pode acessar a Rua Antônio João de Mendonça no sentido Centro, porém, deverá entrar, obrigatoriamente, na Travessa Maria da Conceição se quiser acessar o Viaduto Nelson Abrahão David. A medida só não é válida para motoristas de veículos pesados. Já quem está na Rua Getúlio Vargas pode entrar normalmente na Rua Antônio João de Mendonça.
Mudanças e acidentes
Desde 2019 a Rua Antônio João de Mendonça tinha sentido único de direção, da Rua Getúlio Vargas para a Rua João Pessoa. A medida foi a forma encontrada pela Secretaria de Transportes para por fim aos altos indices de acidentes registrados ali. Na época, o então secretário Amauri de Jesus, destacou a iniciativa:
“A intervenção foi realizada para prevenir acidentes na via. Acabamos com o cruzamento da Antônio João de Mendonça com a Getúlio Vargas. A mudança viária é necessária para a melhoria do tráfego de veículos e proteção do motorista e do pedestre, além de contemplar um pedido da comunidade”, disse.
A medida fez com que o número de acidentes no local fosse reduzido, mas o desrespeito dos motoristas às regras de trânsito fez o índice subir novamente. Para tentar conter esse crescimento, no final de março deste ano, a Secretaria de Transportes reforçou a sinalização na Rua Antônio João de Mendonça e suas vias de acesso. Foram colocadas mais placas e realizada operações com a presença de agentes do Grupamento Especializado de Trânsito (GET).
Para o engenheiro e especialista em mobilidade urbana, Wagner Mendonça, a adoção da mão dupla beneficia apenas os moradores da rua Antônio João de Mendonça e pode gerar um outro problema:
“Vemos que os moradores da Antônio João de Mendonça foram os maiores beneficiados, mas e quem não mora ali ? Vejo com preocupação o direcionamento do fluxo para uma travessa estreita. Acredito que no futuro os moradores da Travessa Maria da Conceição irão se posicionar contra essa medida. O poder público não pode interceder apenas em favor de um grupo, é preciso analisar o problema como um todo”, criticou.
Agente de trânsito foi ameaçado após impedir contramão
Se a esquina é perigosa para quem dirige, o trabalho de quem tenta impedir as bandalhas também é perigoso. Em outubro de 2019, justamente alguns meses após a implantação da mão única na Rua Antônio João Mendonça, no trecho entre as ruas João Pessoa e Getúlio Vargas. Um motorista agrediu um agente de trânsito enquanto trabalhava na esquina com a Rua Getúlio Vargas.
A agressão teria ocorrido após o motorista de um automóvel sedã ter se irritado com a abordagem do agente identificado como Pontes, que fazia uma operação de conscientização no local. Não satisfeito em ser interpelado pelo agente de trânsito, o condutor teria iniciado uma discussão que resultou na agressão.
Como é possível ver no vídeo, a discussão deixou de ser apenas uma troca de palavras quando o condutor, que teria se identificado como policial, saiu do seu veículo e os dois iniciaram uma briga, que só terminou após a chegada de populares que separaram os dois. O motorista fugiu e o caso foi registrado na 57ª DP (Nilópolis).
“Nosso agente estava ali apenas para orientar sobre a mudança de sentido que aconteceu. Na época, não estávamos trabalhando com punição, apenas conscientizando sobre as mudanças e orientando os condutores”, disse Nilton Marques, que na época era o coordenador do 1º Grupamento Especializado de Trânsito – GET.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes já estão sendo estudadas medidas mais enérgicas para por fim ao problema, uma delas é a colocação de barreiras físicas para impedir que motoristas na contramão acessem a Rua Getúlio de Vargas.