A secretária de Desenvolvimento Social (SEMDES) de Nilópolis, Everline de Lima, alerta os beneficiários do Bolsa Família para golpistas que estão indo às casas dos nilopolitanos fingindo que são servidores da Prefeitura e enviando mensagens pelo WhatsApp imitando o sistema da Caixa Econômica Federal. O alerta da secretária Everline, reforça a matéria publicada pelo Nilópolis Online em abril deste ano.
-> Relembre a matéria clicando aqui
“Tenham cuidado com pessoas que se passam por funcionários da SEMDES. Uma família perdeu R$ 650. Nesse caso, orientamos que o prejudicado registre a ocorrência na delegacia. Nossa equipe sempre vai visitar as casas usando crachá, colete ou camiseta de identificação da Secretaria”, salientou a secretária.
Atualmente, 23.766 famílias são beneficiadas com o Bolsa Família na cidade. O recadastramento é feito a cada dois anos. Quem não for inscrito deve procurar o CRAS mais próximo de sua residência, com os originais do RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e certidão de nascimento.
A diretora do programa Bolsa Família, Márcia Nascimento, explicou que qualquer família de baixa renda tem direito ao benefício, incluindo quem trabalha informalmente e não tem como comprovar o trabalho. O Cadastro Único (CAD Único) é a forma como a SEMDES mapeia a população carente.
Como funciona o golpe?
O golpe ocorre principalmente por dois meios, ligações ou mensagens.
Geralmente, em ambos os casos, os criminosos fingem serem representantes do aplicativo Caixa Tem ou do CRAS. Em posse do nome da possível vítima, os golpistas informam que ela corre o risco de perder o seu benefício caso não atualize seu cadastro imediatamente. A partir daí, no caso das ligações a conversa é canalizada para um aplicativo de mensagens, onde os fraudadores demandam o envio de códigos ou enviam links externos que direcionam as vítimas para outros sites.
No caso do SMS ou do Whatsapp, os golpistas já mandam a mensagem com um link, ao clicar, a vítima acaba sendo direcionada um site onde é pedido que informem dentre outros dados, a senha de acesso à conta bancária onde é depositado o benefício. Com acesso a dados pessoais, a conta da vítima é violada e, em alguns casos, até bloqueada.
Como se proteger dos golpistas?
A principal dica para evitar esses golpes é não compartilhar quaisquer dados ou informações pessoais por telefone ou aplicativos de mensagens.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, informou que NÂO envia links para atualização cadastral. A inscrição e atualização no Cadastro Único são feitas exclusivamente de forma presencial, nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, nos bairros que as famílias residem.
O Ministério informou ainda, que a Polícia Federal já foi informada sobre os casos e pede que os beneficiários denunciem o golpe através do Disque Social 121.
Além disso, os beneficiários podem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na Rua Pedro Álvares Cabral, 305 – 2º andar, no Centro, caso queiram tirar dúvidas sobre o procedimento, ou entrar em contato pelo telefone (21) 2691-1745. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceto em feriados e pontos facultativos. Também é possível procurar qualquer uma das unidades de assistência social em Nilópolis.
Endereço das Unidades de Assistência Social:
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – França Leite
Rua Antônio Felix, nº 721 – Manoel Reis – Telefone: 2791-1970
CRAS II – Paiol
Rua Carlos de Souza Fernandes, lote 215 – Paiol – Telefone: 3762-8318
CRAS III – Sofia
Rua Sofia, nº111 – Santos Dumont – Telefone: 3762-8319
CRAS IV – Sara Areal
Rua Gonçalves Dias, s/nº – Nova Cidade – Telefone: 3762-8310
CRAS V – Cabral
Rua Roldão Gonçalves, s/nº – Cabral – Telefone: 2792-8950
CRAS VI – Novo Horizonte
Rua João da Mata Peixoto, nº 579 – Novo Horizonte – Telefone: 2691-1770
Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS)
Rua Manoel Rodrigues Fontinha, nº 13 – Nova Cidade – Telefone: 3761-5514