A implantação de uma Escola Técnica da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em Nilópolis está mais próxima de se concretizar.
Foi publicado na edição desta segunda-feira (22), do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ), o Decreto Nº 49.205 de 19 de julho de 2024, assinado pelo governador Cláudio Castro, que transforma em Escola Técnica Estadual de Nilópolis o Centro Vocacional Tecnológico de Nilópolis, localizado no bairro Paiol de Pólvora. A unidade funcionará com a estrutura da Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC e será a primeira unidade a oferecer cursos técnicos profissionalizantes. A outra existente na Rua Antônio José Bittencourt oferece apenas cursos livres.
O deputado estadual Rafael Nobre (União Brasil), autor da Indicação Legislativa 3478/2024, comemorou a aprovação da sua solicitação:
“Trazer a primeira escola técnica estadual para o município é um ganho imensurável. Trazer oportunidade de cursos e de empregos faz com que o estudante foque cada vez mais no estudo. Hoje Nilópolis já pode se orgulhar de ser um dos municípios com a maior rede de unidades públicas de educação, levando em consideração o tamanho do seu território. Agradeço ao governador Cláudio Castro, que mais uma vez entendeu a importância do pedido para o nosso município. Ainda vamos comemorar muito mais, o trabalho não para”, disse.
O que muda
O Centro Vocacional Tecnológico de Nilópolis (CVT) foi criado o em 2011, através do Decreto nº 43.245/2011 e inaugurado em 31 de maio de 2012. Desde então passou a oferecer cursos livres das mais diversas áreas. Com a mudança para Escola Técnica Estadual de Nilópolis, a unidade irá oferecer cursos técnicos profissionalizantes, os chamados “pós-médio”, que oferecem carga horária maior. Ainda não estão definidos quais cursos serão oferecidos na unidade, que está localizada na Rua General Olímpio da Fonseca, s/ nº, Paiol de Pólvora.