A Secretaria Municipal de Transporte (SEMTRAN), o 20º Batalhão da Polícia Militar, o Programa Segurança Presente e o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/RJ realizaram no último dia 25/07, uma blitz educativa para motociclistas, na Avenida Getúlio de Moura, próximo à divisa com o município de Mesquita. A iniciativa contou também com a participação do Motoclube Insanos na abordagem dos colegas motorizados.
De acordo com o coordenador de Educação para o Trânsito da SEMTRAN, Nilton Marques, a operação teve como objetivo orientar os motociclistas sobre segurança, em razão do aumento no número de acidentes envolvendo motos na cidade.
“Em razão de ser um veículo vulnerável, geralmente há lesões ou até mortes nos acidentes. No ano passado, registramos três acidentes com vítimas fatais, e somente no primeiro trimestre deste ano já tivemos um óbito notificado”, alerta.
Além de receber cartilhas com orientações de segurança, os 150 primeiros motociclistas abordados, ganharam antenas corta linha de pipas.
O entregador Wanderley Alburquerque aprovou a operação.
“Eu trabalho com moto e acho importante esta orientação, para a gente ter mais segurança e tentar diminuir o número de acidentes no trânsito. Eu tento sempre prestar atenção quando estou guiando e não passo no sinal vermelho, coisas que infelizmente hoje não são feitas pela maioria dos motociclistas”, diz.
O mototaxista William de Souza, comenta que os motociclistas se sentiram mais à vontade sendo abordados por integrantes do motoclube.
“O lema dos motociclistas é união, companheirismo e fraternidade. Não só eu, mas outros colegas se sentiram mais a vontade quando viram a participação do Motoclube, que essas ações ocorram mais vezes e não só aqui na divisa mas na cidade inteira”, aponta.
A estudante Sandra Yatsu comenta que se sentiu menos constrangida em ser abordada por um colega motociclista.
“Quando é um policial, a gente fica com receio, mesmo que seja só para conversar. Mas aqui foi tranquilo, os policiais e os motoqueiros conversaram comigo sobre segurança e o curso de direção defensiva. A gente dirige por nós e pelos outros, então, tem que ficar sempre atento”, finaliza.
Apesar da ação ter sido voltada aos motociclistas, cerca de 600 motoristas foram abordados, incluindo também aqueles que conduziam ônibus, caminhões e demais veículos.
O secretário de Transporte, Ricardo Gallego Jr., comemorou o sucesso de mais uma ação educativa na cidade:
“Sempre que se fala em fazer blitz para abordar motociclistas, o que vem logo à mente é a abordagem repressiva, mas aqui não era para isso, justamente por isso, foi convidado o Motoclube Insanos, para mostrar que nosso propósito e estar ao lado deles em busca de um trânsito melhor. Nilópolis é uma cidade pequena, e o índice de acidentes com motociclistas é muito alto, mas a mudança não depende apenas do poder público, é preciso que ela comece pela própria sociedade, por isso buscamos conscientizar cada um dos personagens envolvidos”, concluiu.
A ação contou ainda com o apoio da Pizzaria Dominos de Nilópolis e da Fale Net Telecomunicações, que distribuíram brindes aos participantes.
Celebrações
A ação também celebrou duas datas importantes: o Dia Nacional do Motorista, comemorado em 25 de julho, e o Dia Nacional do Motociclista, em 27 de julho. Estas datas são dedicadas a homenagear os profissionais e cidadãos que diariamente contribuem para a mobilidade urbana e a segurança no trânsito.
O Dia Nacional do Motorista é uma oportunidade para reconhecer o esforço e a responsabilidade de todos os condutores que, com dedicação, garantem o transporte seguro de passageiros e cargas em nossa cidade. Já o Dia Nacional do Motociclista é uma data para valorizar aqueles que utilizam motocicletas como meio de transporte, seja para trabalho ou lazer, enfrentando desafios diários no trânsito.