Nos dias 15 e 16 de agosto, a Câmara Municipal de Vereadores recebeu o projeto Somos Tão Jovens, em comemoração ao Dia da Juventude, celebrado em 12 de agosto. Os alunos das escolas Aydano de Almeida e Antônio Figueira de Almeida, integrantes da Rede Estadual de Ensino, estiveram na sede do Legislativo nilopolitano e juntamente com o professor Rodrigo Claro, fizeram um tour pelos gabinetes e demais dependências da Casa, incluindo o Salão Nobre e o Plenário Vereador Orlando Hungria.
O Somos Tão Jovens tem como princípio a participação e o protagonismo juvenil como ferramentas estratégicas para a promoção da arte, cultura, saúde, com o fortalecimento e a construção da autonomia e de projetos de vida, baseados no exercício da cidadania, além do posicionamento criativo e participação construtiva.
“Estamos no mês em que Nilópolis comemora sua emancipação político administrativa e nada mais justo que oferecer a esses alunos um pouco da história do município e dentro desse programa, a Câmara Municipal abre suas portas para que eles possam conhecer como funciona a Casa Legislativa, como são apresentados os projetos, os gabinetes enfim, procuramos mostrar que aqui também é feita a História de Nilópolis”, disse o assessor Júnior Limma, que representou a Câmara Municipal e apresentou as dependências e contou sobre a rotina do espaço.
O projeto terá uma campanha onde será divulgada em todas a redes sociais, visitas á instituições, atendimento psicológico, encaminhamento médico e para o mercado de trabalho, bolsas para Instituições de Ensino Superior, entre outros.
“Hoje o acesso às mídias sociais é muito intenso e muitas vezes não prestamos atenção no que nossos jovens estão assistindo ou fazendo pela rede. Não sabemos com quem nossos filhos estão conversando, ou que estão fazendo. Precisamos trazê-los para perto de nós, precisamos valorizar nossa juventude, com atividades extracurriculares, aulas de civismo e reforço escolas, por exemplo. Aulas extracurriculares, como futebol, ballet, artes marciais, entre outras, podem fazer com que nossos jovens tenham outros olhos para a vida”, disse o vereador Luiz Carlos de Souza, um dos parlamentares que recebeu o grupo em seu gabinete.