A Viação Ponte Coberta LTDA protocolou junto ao Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro – DETRO/RJ, um pedido de autorização para operar uma linha de ônibus ligando Edson Passos a Barra da Tijuca, utilizando o Corredor Presidente Tancredo de Almeida Neves – Transolímpica. No ofício, a permissionária cita que o prefeito de Mesquita, Jorge Lúcio Ferreira Miranda, solicitou a criação da linha em abril.
Apesar de não haver nenhuma proposta de itinerário a ser feito pela linha, caso seja aprovada, para ser rápida, linha teria que passar por Nilópolis para chegar à Avenida Brasil, principal acesso ao Corredor Presidente Tancredo de Almeida Neves – Transolímpica.
No documento, datado de 30 de julho, a Viação Ponte Coberta ressalta que “possui as condições técnicas e operacionais necessárias para a execução do serviço postulado, com segurança e conforto para o usuário”.
Porém, a solicitação da empresa pode não ser atendida pelo DETRO/RJ. Em maio deste ano, a Diretoria Técnica Operacional do próprio DETRO/RJ emitiu parecer sobre o pedido do prefeito de Mesquita, em que praticamente descarta a criação da linha:
“Para o itinerário proposto entre Mesquita e a Barra da Tijuca, foi observada a possibilidade de integração entre serviços intermunicipais, ofertado predominantemente pela Viação Nossa Senhora da Penha Ltda. (RJ188) no trecho até o Rio de Janeiro, com linhas municipais no bairro de Deodoro que possibilitam atender aos eventuais passageiros que necessitem se deslocar. Aduzimos que a implantação do sistema de Bilhete Único Intermunicipal amplia as opções de mobilidade da população, com a redução nos custos de transporte, a partir dos serviços já existentes, de acordo com uma visão integrada de rede de transportes”, detalha o documento.
A autarquia destacou ainda que “está em curso o processo de modelagem da Concorrência Pública para seleção dos futuros concessionários de todos os serviços de transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros, cujo modelo prevê, após sua conclusão, a implantação de novas ligações, caso demonstradas sua necessidade e viabilidade. Consideramos oportuno que a sugestão em questão seja analisada nesse contexto”.
Atualmente Nilópolis possui uma linha de ônibus direta para a Barra da Tijuca. A 420T é operada pela empresa Linave Transportes e tem ponto final no Terminal Rodoviário da cidade.
Opção mais rápida
O pedido feito pelo prefeito de Mesquita e chancelado pela Viação Ponte Coberta LTDA, pode ser uma opção à a linha 420T, constantemente alvo de reclamações pelo itinerário longo e demorado.
Criada em 2008 pelo então governador Sergio Cabral, a linha 420T faz parte de um pacote de linhas ligando a Baixada Fluminense à Barra da Tijuca. Inicialmente operada pela empresa Cruzeiro do Sul, a linha sempre foi alvo de reclamações por conta do itinerário ser longo, despendendo um tempo de viagem de quase 3h, já que passa pelo município de Mesquita – indo inclusive até a divisa com Nova Iguaçu – pela Rodovia Presidente Dutra, RJ-071 (Via Expressa Presidente João Goulart) e Av. Governador Carlos Lacerda, respectivamente linhas Vermelha e Amarela, além da Ilha do Fundão até chegar à Barra da Tijuca.
Em 2017, após uma enxurrada de reclamações pela precariedade dos serviços e passando por crise financeira, a Expresso Cruzeiro do Sul teve a concessão da linha 420T cassada pelo Departamento de Transportes Rodoviários (DETRO). Em seu lugar entrou a Nilopolitana, que também sofreu com a queda na demanda de passageiros e decidiu repassar a concessão da linha para a Linave Transportes.
Para Nilton Marques, especialista em Mobilidade Urbana, o itinerário mais coerente seria justamente ir pela Transolímpica:
“Analisando a proposta do prefeito de Mesquita e da Viação Ponte Coberta, em comparação com o itinerário atual da ligação Nilópolis x Barra da Tijuca, que também atende ao município de Mesquita, é evidente que o percurso mais rápido é pelo Corredor Presidente Tancredo de Almeida Neves, conhecido por Transolímpica. Mas acrescento, que o mais prudente a ser feito é alterar o itinerário da linha colocando o seu ponto inicial no no limite com a Rodovia Presidente Dutra e fazendo o caminho atual no sentido Nilópolis e seguindo para a Barra da Tijuca por Anchieta, Ricardo de Albuquerque e Deodoro. A criação de uma nova linha poderá gerar problemas para a atual concessionária, já que irá perder passageiros”, analisou.
A proposta da Viação Ponte Coberta está em análise pelo Departamento de Transportes Rodoviários e não tem dada para ser concluída.
Atualmente a Viação Ponte Coberta opera duas linhas intermunicipais em Nilópolis, ligando o município ao bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e ao município de Seropédica.