Prestes a completar um mês desde sua reinauguração, o Hospital Municipal Juscelino Kubitschek (HMJK), já registrou mais de 18 mil atendimentos. Os serviços abrangem diversas áreas, incluindo clínica médica, ortopedia, pediatria e maternidade.
Durante este período, a maternidade do hospital registrou 41 nascimentos, sendo 23 partos normais e 18 cesáreas. O secretário municipal de Saúde, André Esteves, anunciou que, a partir da próxima semana, o hospital começará a realizar cirurgias ginecológicas eletivas, como períneo e ligadura de trompas, além de cesáreas programadas para pacientes com contraindicação de parto normal.
“As mulheres que buscarem o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) no Posto Central Dr. Thales do Couto, no Centro, poderão receber orientações e, posteriormente, realizar a implantação do DIU no Hospital JK”, explicou Esteves. O procedimento de implantação é simples e será realizado em uma sala semelhante a um consultório ginecológico.
Histórias de Pacientes
A história de Aylla, que nasceu no dia 17 de setembro, ilustra bem o impacto do hospital. A menina, que veio ao mundo com 53 cm e 2,830 kg, é a oitava filha de Ana Cristina dos Santos, de 26 anos, que sonha em proporcionar um futuro melhor para seus filhos.
“Eu espero que eles possam estudar e ser o que quiserem na vida”, compartilhou Ana Cristina, que já planeja uma ligadura de trompas.
Outro caso é o de Arthur Soares, de 10 anos, que sofreu uma fratura ao cair enquanto jogava bola na escola. Ele foi atendido na ortopedia, onde recebeu um gesso no braço direito, após relutar em tomar uma injeção para a dor.
Dados do Primeiro Mês de Atendimento
O secretário apresentou um balanço detalhado do primeiro mês de funcionamento do HMJK:
Atendimentos na Clínica Médica: 10.417
Atendimentos na Ginecologia (Gestantes): 1.124
Atendimentos na Ortopedia: 3.307
Atendimentos na Pediatria: 3.629
Os recém-nascidos são encaminhados para os postos Sanitário do Cabral e Dr. Armando Augusto de Almeida (Nossa Senhora de Fátima), para realizar os testes do pezinho, olhinho e orelhinha.
“A maioria dos nossos pacientes é da cidade de Nilópolis, que se tornou uma referência na região. Também atendemos moradores de Mesquita, Rio de Janeiro e São João de Meriti”, ressaltou o médico André Esteves, destacando que 62% das gestantes e 70% dos pacientes da clínica médica são nilopolitanos.
O Hospital Municipal Juscelino Kubitschek (HMJK) foi inaugurado em 21 de agosto de 2024, coincidindo com a celebração dos 77 anos de emancipação de Nilópolis. A reinauguração do hospital, após uma década de espera, foi marcada por uma cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador Cláudio Castro.
A obra de reconstrução do Hospital Municipal Juscelino Kubitschek (HMJK) foi realizada em parceria entre os governos federal e estadual e a Prefeitura de Nilópolis. O custo total da obra foi de aproximadamente R$ 50 milhões.
A unidade está localizada na Rua Zezinho, 111, no Centro de Nilópolis e funciona 24h, todos os dias.