No último dia 13 de setembro, Nilópolis perdeu mais um dos seus grandes impulsionadores. Jorge Marão Filho, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Nilópolis (Sincovanil) e proprietário do tradicional Armarinho Estrela D´Alva, faleceu aos 80 anos.
Como forma de reconhecimento e homenagem aos seus inúmeros préstimos ao município, o prefeito Abraão David Neto (PL), assinou o Decreto Nº 5.256/2024, que batiza a tradicional Rua do Comércio, como Rua do Comércio Jorge Marão Filho. O instrumento legal foi publicado na última sexta-feira (20), no Diário Oficial do Munícipio e já está em vigor.
Conhecido como Beco das Americanas, a Rua do Comércio Jorge Marão Filho faz a ligação entre a Avenida Mirandela e a Rua Manuel Luis Pereira e recentemente passou por obras de revitalização, valorizando o comércio local.
De acordo com a Prefeitura a homenagem se justifica por conta da intima ligação de Jorge Marão Filho com o comércio nilopolitano. Tradição desde 1966, quando foi fundado por ele, o Armarinho Estrela D´Alva é um dos poucos que ainda resiste às grandes redes varejistas do ramo e fica próximo ao local, que agora recebe o nome de Rua do Comércio Jorge Marão Filho, além da sua atuação junto ao Sindicato do Comércio Varejista de Nilópolis (Sincovanil).
Apesar da idade avançada, Marão fazia questão de acordar bem cedo e acompanhar o trabalho no armarinho, assim como também não deixou de lado as atividades do sindicato e as sessões do Rotary Clube de Nilópolis, o qual era associado há 49 anos. O comerciante estava em tratamento médico, por conta de um problema no esôfago, mas não resistiu e faleceu.
Apesar de estar intimamente ligado ao município de Nilópolis, Jorge Marão Filho era natural de São Paulo, para onde o corpo foi cremado. As cinzas serão levadas para a cidade de Tanabi, localizada na região metropolitana de São José do Rio Preto, onde Jorge Marão nasceu em 1943. Em dezembro ele completaria 81 anos.